60% do gado é alimento, para onde vai o resto?

60% do gado é alimento, para onde vai o resto?

PARTILHAR
capa-7
Foto Divulgação

Quando pensamos em vacas, logo associamos à carne e ao leite, certo? Mas seria apenas isso que esse animal nos fornece? Veja que interessante!

Muito além do churrasco e do leite, hoje em dia, já é possível aproveitar quase todo o corpo desse animal como matéria prima para a fabricação de inúmeros produtos presentes no nosso dia a dia.

O leite de vaca é o principal ingrediente para a produção de queijos, requeijões, iogurtes, manteiga, margarina e tantos outros. A carne de vaca é a mais consumida na Europa, nas Américas e na Austrália. O seu couro é usado para a confecção de roupas, sapatos e bolsas. Uma coisa é fato, da vaca nada é desperdiçado, tudo pode ser usado na composição de outras coisas essenciais para os humanos.

O que pode ser feito da vaca

Desde o batom, passando pela gelatina até combustível de aviões, as vacas fornecem de tudo para nós. Segundo a Associação Nacional de Carne de Vaca do Cattleman, são inúmeras as coisas que podem ser feitas desse animal, entre as mais comuns, até algumas surpreendentes.

Ao ir em qualquer fazenda, aquilo que você vê no corredor de carne é apenas uma parte do animal. Onde cerca de 60% é usado para a alimentação, enquanto os 40% restantes acabam sendo usados para a produção de outros produtos.

Para começar, a gordura, pois o que não é usado no açougue é transformado em um produto chamado sebo. Os ácidos presentes no sebo garantem uma consistência escorregadia e oleosa, que aumenta a textura, e é usado em alguns cremes corporais, cosméticos, sabões e cremes dentais

Além disso, essa gordura também é usada em lubrificantes e anticongelantes, fluidos de freio hidráulico e motores a jato. Uma nova utilidade para a gordura está sendo testada, e pode ser uma opção de biocombustível para aviões da Força Aérea dos Estados Unidos.

Medicamentos

Quando se trata de medicamentos, alguns tipos de gato também fornecem insulina. A insulina bovina é muito semelhante a dos seres humanos, sendo assim, pode ser usado para salvar vidas. O pâncreas da vaca é muito usado para fazer injeções de insulina em pessoas com diabetes.

As glândulas suprarrenais também são usadas na fabricação de certos tipos de esteroides. A sua cartilagem serve para a produção de medicamentos para pessoas que sofrem de osteoartrite, e os pulmões são usados em diluidores do sangue, como a heparina, por exemplo.

Pode ser que você não saiba, mas os restos de gado são usados até em cirurgias plásticas. Sabe o colágeno? Então, é ele retirado da pele da vaca, purificado, e injetado no rosto para garantir uma aparência mais jovem. No entanto, o uso mais comum do colágeno nem é em procedimentos estéticos.

A gelatina é feita a partir de ossos de vaca e o couro. E outros alimentos que apresentam aquela textura viscosa, como caramelos, gomas de mascar, geleias e marshmallows também têm colágeno na sua composição.

Viu só como são variadas as opções de uso do corpo de uma vaca? Enquanto normalmente pensamos sobre a carne que acaba na grelha, as partes que ignoramos estão muito presentes na nossa vida cotidiana.

Com informações de Fatos Desconhecidos

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com