87 milhões de animais devem ser vacinados contra febre aftosa

Rebanhos de bovinos e bubalinos devem ser vacinados a partir desta sexta-feira contra febre aftosa; Santa Catarina e Paraná estão liberados da vacinação contra a doença.

Os criadores de bovinos e bubalinos devem vacinar aproximadamente 87 milhões de animais, durante a nova etapa de vacinação contra a febre aftosa, que se inicia na maior parte do país, a partir desta sexta-feira (1ª). Atualmente o rebanho total do país é de 216 milhões de cabeças.

A maioria das unidades federativas deve vacinar animais com idade de até 24 meses, com exceção dos estados do Acre, Amapá e Espírito Santo, que precisam vacinar o rebanho de todas as idades, conforme o calendário nacional de vacinação contra a aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Esta fase de vacinação é histórica, já que será a primeira vez, desde a instituição das etapas de imunização no país, que o estado do Paraná não irá vacinar seus animais, seguindo o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). O programa prevê a ampliação gradual de zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país. Além do Paraná, o estado de Santa Catarina, uma zona livre de febre aftosa sem vacinação desde 2007, não participa desta etapa.

Calendário Nacional de vacinação dos bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa no Brasil – 2019

Via Mapa
Via Mapa
  • (a) Em 41 municípios que compõem as margens do Rio Amazonas, são vacinados todos os bovinos e búfalos nos períodos de 15/03 a 30/04 e de 15/07 a 30/08. Os municípios de Guajará e
  • Boca do Acre seguem o calendário do estado do Acre e as partes dos municípios de Canutama e Lábrea seguem o calendário do estado de Rondônia.
  • (b) Nas propriedades do Pantanal, a vacinação é realizada em todo rebanho bovino e bubalino no período de 01/11 a 15/12.
  • (c) Nas propriedades localizadas na região de fronteira internacional (ex-ZAV), é realizada a vacinação dos animais no mesmo período da região do planalto, utilizando as mesmas
  • estratégias. Nas propriedades do Pantanal, os produtores devem vacinar todo o rebanho, optando pelos períodos de 01/05 a 15/06 ou 01/11 a 15/12.
  • (d) Nos municípios de Faro e Terra Santa, são vacinados todos os bovinos e búfalos no período de 15/3 a 30/4 e de 15/7 a 30/8; no município de Juruti (propriedades situadas à margem
  • esquerda do Rio Juruti Velho) também são vacinados todos os bovinos e búfalos nos meses de maio e novembro. No Arquipélago do Marajó, todo o rebanho bovino e bubalino é vacinado
  • de 15/08 a 15/10.
  • (e) A vacinação nas reservas indígenas “Raposa Serra do Sol” e “São Marcos” ocorre até os dias 15/5 e 15/11.
  • (f) Na Ilha do Bananal são vacinados todos os bovinos e búfalos no período de 01/08 a 15/09.
  • (g) Em virtude do Plano Estratégico 2017/2026 do PNEFA, poderá haver alterações no calendário do segundo semestre em algumas UFs.

Baixe o calendário em PDF aqui.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM