ABCB firma parceria para garantir atendimento veterinário a rebanhos de Senepol

ABCB firma parceria para garantir atendimento veterinário a rebanhos de Senepol

Rebanho de Senepol
Foto: Grupo Publique

O projeto será coordenado pelo professor da UNITRI, Silvio André Pereira Mundim, e terá a participação dos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da instituição de ensino.

Uma das regiões com grande concentração de rebanhos da raça Senepol, Uberlândia/MG terá, a partir deste ano, a oferta de atendimento clínico e cirúrgico para esses bovinos.

A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) firmou parceria com o Centro Universitário do Triângulo (UNITRI) e a empresa de consultoria e assistência veterinária PrimeVet Brasil para garantir esse tipo de serviço aos associados da entidade que estejam localizados, a priori, em um raio de até 200 Km de Uberlândia.

O projeto será coordenado pelo professor da UNITRI, Silvio André Pereira Mundim, e terá a participação dos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da instituição de ensino. “O objetivo é oferecer aos acadêmicos de Medicina Veterinária um maior contato com situações do dia-a-dia, com relação ao atendimento clínico e cirúrgico em bovinos da raça Senepol, fazendo com que se coloque em prática o conteúdo aprendido nas aulas teóricas. Esta é uma excelente oportunidade para vivenciarem situações de atendimento clínico e cirúrgico a campo”, explica Mundim, que também é diretor da PrimeVet Brasil.

A iniciativa garantirá atendimento de qualidade a um preço menor, uma vez que o pecuarista arcará apenas com os custos de deslocamento da equipe técnica e da medicação, beneficiando, principalmente, o pequeno produtor.

Também serão ofertados a custos menores, pela PrimeVet Brasil, exames bioquímicos, sorológicos, andrológicos e genéticos para os animais. Caso queira, o criador pode escolher outra prestadora de serviço. “Além de garantirmos uma redução de custos para o associado, com este projeto, estamos contribuindo para a prevenção de zoonoses e, também, para a inserção no mercado de profissionais capazes de atender às reais necessidades das propriedades rurais brasileiras selecionadoras de Senepol, uma raça que vem crescendo em todo o Brasil”, ressalta o presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara Gustin.

As atividades do projeto são realizadas mensalmente aos sábados e domingos, com agendamento prévio na ABCB Senepol, e executadas pelo professor Silvio Mundim, em conjunto com uma equipe técnica composta por uma médica- veterinária, três professores colaboradores, dois bolsistas voluntários de extensão, acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, que realizam plantões acadêmicos durante os semestres, e acadêmicos de monitoria na Área de Grandes Animais.

Os dados coletados nos atendimentos serão utilizados no desenvolvimento de pesquisas com a raça Senepol, podendo, ainda, gerar trabalhos de relatos de casos para a publicação de artigos científicos.

Sobre a ABCB Senepol

A ABCB Senepol é delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Brasil para a execução do Serviço de Registro Genealógico da raça Senepol.

Hoje, o Brasil é referência mundial em seleção da raça, que vem se consolidando na pecuária de corte nacional por ser precoce, dócil, rústica e ter bom rendimento de carcaça.

Fonte: ABCB Senepol