Colchões, roupa de cama e banho: saiba o que doar para vítimas no RS; Pessoas que vivem fora do Brasil têm duas opções para ajudar, já quem está no país possui o Pix oficial do governo para prestar o auxílio e doação para o RS
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul ampliou a lista de itens que podem ser doados para as vítimas das chuvas no estado. Já o governo do Rio Grande do Sul ativou, neste domingo (5), canais para receber doações internacionais em dinheiro para ajudar as vítimas das enchentes que devastam o estado há dias. Até o momento (último balanço da Defesa Civil do estado divulgado às 12h de hoje) são 781 mil pessoas afetadas e 75 mortos.
O que doar
Neste momento, os itens mais necessários são colchões novos ou em bom estado, roupa de cama, roupa de banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas, preferencialmente fechadas para facilitar o transporte.
Notícias relacionadas: São Leopoldo (RS) decreta situação de calamidade pública. Com 50 mil em áreas de risco, Canoas ordena evacuação de 11 bairros. Cerca de 60% dos municípios do RS já foram afetados pelos temporais. A Defesa Civil informou que não está recebendo agora doações de calçados e roupas, medicamentos, móveis e utensílios domésticos, pois os depósitos já têm grande volume desses materiais.
As doações para o RS podem ser levadas para Central Logística, localizada na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, Jardim Carvalho, em Porto Alegre. Em outros estados, os doadores devem procurar locais que estão recebendo materiais em suas cidades.
Refeições prontas na doação para o RS
Em todos os municípios afetados, os interessados em fazer doação para o RS podem contribuir com refeições prontas, desde que armazenadas em marmitas. Elas serão destinadas à população em situação de vulnerabilidade, a voluntários e a agentes públicos.
Porém, a orientação é entrar previamente em contato com a Defesa Civil do município para evitar que os alimentos perecíveis estraguem e haja, assim, desperdício de comida.
As empresas, organizações da sociedade civil e grupos de serviço que desejarem enviar doações deverão contatar previamente pelo telefone (51)3120-4255 para acertar a logística de entrega do material.
Doações em dinheiro
Desde quinta-feira (2), a conta SOS Rio Grande do Sul, do banco Banrisul, foi restabelecida pelo governo do Rio Grande do Sul para receber doações em dinheiro.
A chave Pix é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) número 92.958.800/0001-38.
O governo estadual informa que os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.
Dados do Pix para doação para o RS
- Nome da conta: SOS Rio Grande do Sul
- Chave Pix: CNPJ: 92.958.800/0001-38
Os canais podem ser usados por pessoas e organizações internacionais na Zona do Euro e do Dólar.
Zona do Euro
- Banco Standard Chartered
- Bank Frankfurt
- Swift: SCBLDEFX
- Conta: 007358304
Zona do Dólar
- Banco Standard Chartered
- Bank New York
- Swift: SCBLUS33
- Conta: 3544032986001
Para ambos os casos, é preciso informar:
- Código IBAN: BR5392702067001000645423206C1
- Nome: Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul
- CNPJ: 92.958.800/0001-38
Voluntários da saúde
O banco de voluntários de profissionais da saúde, coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde, recebeu a inscrição de 7 mil profissionais. Entre os inscritos estão médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros.
Ao preencher o formulário, os dados dos voluntários são disponibilizados para a gestão dos municípios e instituições de saúde. Caso haja necessidade de substituição ou ampliação da força de trabalho, os profissionais poderão atuar em hospitais, unidades de pronto atendimento e demais serviços de saúde, conforme distribuição feita secretaria de saúde.
Os voluntários precisam ter disponibilidade de carga horária e interesse em atuar no auxílio aos municípios afetados. O presente cadastro não garante o chamamento do profissional, como também não gera vínculo empregatício com o estado.
Polícia mata um dos maiores ladrões de gado de Goiás
Segundo a Polícia Militar, o suspeito era conhecido por sua atuação em crimes patrimoniais e violentos, principalmente em áreas rurais.
Continue Reading Polícia mata um dos maiores ladrões de gado de Goiás
Yara, JDE e Ofi anunciam parceria para descarbonização da produção no Brasil
O projeto será implementado em mais de 20 fazendas no sul da Bahia e Espírito Santo, com duração de duas safras, entre 2025 e 2027.
Continue Reading Yara, JDE e Ofi anunciam parceria para descarbonização da produção no Brasil
Aprosoja MT alerta o Mapa sobre crise hídrica e riscos à produtividade da safra 2025/26 no estado
Ofício encaminhado ao Ministério solicita revisão das estimativas oficiais da safra 25/26 e uma comunicação cautelosa com os dados oficiais.
Armadilha? Banco do Brasil usa MP para forçar alienação fiduciária em prorrogação rural; entenda os riscos
A Medida Provisória da “salvação” é desvirtuada pelo Banco do Brasil, que a utiliza como isca para prender o produtor rural em um mecanismo de perda acelerada de bens.
Ministro Carlos Fávaro destaca protagonismo do agro sustentável na COP 30
Brasil apresentará iniciativas de bioinsumos, rastreabilidade e energia renovável como exemplos de agricultura de baixo carbono.
Continue Reading Ministro Carlos Fávaro destaca protagonismo do agro sustentável na COP 30
Mato Grosso aposta em tecnologia e tradição para crescer na produção de leite
Para enfrentar um mercado competitivo e com preços reduzidos, produtores estão adotando tecnologias inovadoras sem abrir mão da tradição do campo.
Continue Reading Mato Grosso aposta em tecnologia e tradição para crescer na produção de leite





