PARTILHAR

ABS Pecplan contrata touro mais valorizado da história da raça Polled Hereford, outro destaque é o touro Braford Bolt.

Nesta quinta-feira (18), na cidade de Dom Pedrito (RS), o 46º remate Guatambu, Alvorada e Caty rendeu aquisições importantes para a ABS. A central de inseminação contratou o touro Polled Hereford Mike Tyson, o mais valorizado do leilão e da história da raça. O preço recorde foi de R$ 80 mil, pago pelo pecuarista Bruno Salis, da Estância Santa Ruth. Além disso, a ABS comprou o touro Bolt, da raça Braford, completando uma seleção diferenciada de genética em duas raças que será revertida em mais opções para os clientes da empresa.

De acordo com o gerente de negócios da ABS no Rio Grande do Sul, Raul Soares Abreu, o remate constitui um dos mais importantes leilões do estado e até do país, e a edição deste ano contou com exemplares surpreendentes.

“É um leilão de longa data, que já está na sua 46ª edição, com animais diferenciados dentro do mercado, com avaliações genéticas destacadas. Tanto o Mike Tyson quanto o Bolt, além de serem touros campeões das respectivas raças em algumas feiras no interior do estado, são animais com o biótipo que o mercado procura hoje, muito precoces, carniceiros e com muito bom desempenho de números”, avalia Raul.

Mike Tyson foi Supremo Campeão da Raça na Expofeira de Bagé (RS). Para o vendedor dos animais e titular da Guatambu, Valter Pötter, o resultado do remate foi extremamente positivo. “É um resultado que confirma sem dúvida a valorização da genética dos touros. Realmente são animais diferenciados, com traços genéticos excelentes. O Mike Tyson já tem filhos nascendo nesta temporada, e vem sendo destaque em diversas ocasiões. O Bolt apresenta um fenótipo fortíssimo para o lado europeu, e representa o auge da sua genética”, conta ele.

Já o comprador do Mike Tyson, Bruno Salis, mostra-se satisfeito com a aquisição e o potencial demonstrado pelo touro. “É um animal que surpreende muito, e vem de um rebanho de alta pressão de seleção. Ele apresenta dados superiores em todos os quesitos, seja no peso ao desmame, peso ao sobreano, e outras características que são muito procuradas, como a coloração mais escura, uma estatura muito musculosa e uma excelente estrutura de osso e aprumos”, comemora.

O gerente de produto Corte Europeu da ABS, Marcelo Selistre, destaca ainda as qualidades do touro Bolt, fazendo referência ao seu potencial no mercado da raça Braford.

Touro-Braford-Bolt
Bolt / Foto: ABS Pecplan

“O Bolt entra na ABS para atender às necessidades do mercado Braford, com muita facilidade de parto e eficiência alimentar, DEP de peso ao nascimento negativo, de -1,18, e um excelente Índice de Desmame. Além disso, foi campeão da PAC em 2017. É um touro muito correto de prepúcio, de carcaça impressionante, de pelo liso, e mostra alta adaptabilidade”, descreve.

Braford Brasileiro: ferramenta para superar desafios

Via ABS Pecplan

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.