PARTILHAR

Estação de Monta: Agropecuária Ônix investe em acasalamentos otimizados para a evolução genética do rebanho.

O objetivo é aumentar a qualidade genética do rebanho a cada safra. E para atingir as expectativas, a Agropecuária Ônix procura planejar todas as atividades da sua Estação de Monta e investir em ferramentas voltadas ao aumento da eficiência reprodutiva do plantel. Dentre as estratégias utilizadas está o acasalamento otimizado. Por meio desse sistema on-line de gestão, chamado de MAXPAG e proposto pela ANCP, a Ônix consegue identificar, com alta acurácia, os touros e matrizes que podem produzir animais melhoradores, prontos para atender as exigências do mercado.

Após avaliar os dados dos animais, aplica-se o acasalamento voltado a otimizar o ganho genético do rebanho. O cruzamento dessas informações é realizado pelo sistema. “No caso da Ônix, trabalha-se mais as DEP’s que causam impacto no sistema de produção dos clientes, como as DEP’s de crescimento, habilidade materna e carcaça. Essas características asseguram reprodutores de alto desempenho econômico”, destacou Walter Domingues, da WDS Zootecnia e Melhora +, além de consultor da ANCP.

“Com dados confiáveis, é possível conhecer o rebanho de forma segura. E se consegue ter a correta dimensão do desempenho genético do rebanho”, pontua Domingues.

Depois de implementar a ferramenta no processo de seleção, e somada a outras tecnologias recentes do melhoramento, a Ônix Agropecuária supera as estimativas a cada ano, fortalecendo um dos seus principais objetivos: a evolução genética do rebanho Ônix. “O resultado da seleção Ônix é o que o mercado espera. O trabalho tem multiplicado qualidade pelo país e gerado lucratividade para o investidor”, finaliza.

Acasalamentos Otimizados

O MAXPAG, moderno sistema on-line de acasalamentos otimizados, tem como diferencial a identificação das linhagens para conservação da composição dos genearcas, com maximização do progresso genético e monitoramento da consanguinidade. O MAXPAG tem a capacidade de acasalar, em segundos, 700 matrizes com 50 touros.

Segundo a ANCP, outros benefícios são: acesso aos touros de centrais avaliados pela ANCP; filtros genéticos e de genealogia para seleção dos machos e fêmeas que irão participar dos acasalamentos; definição da intensidade do uso de touros no rebanho e dos critérios genéticos para que os acasalamentos atendam aos objetivos de seleção da fazenda; projeção das DEP’s das futuras progênies, dentre outras vantagens.

10 lições para não fazer em melhoramento genético bovino

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com