Aditivos fitogênicos melhoram qualidade dos ovos

Aditivos fitogênicos melhoram qualidade dos ovos

PARTILHAR
galinhas poedeiras
Foto: Divulgação

Entenda os impactos de aditivos fitogênicos sobre a qualidade do ovo de galinhas poedeiras; extratos de plantas melhora o desempenho e a qualidade dos ovos

Segundo o Ministério de agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Estatística de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (AGROSTAT), o Brasil até maio de 2020 produziu 16.000.000 de unidades de ovos. E segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre de 2020 o Brasil produziu 965.106 mil dúzias de ovos produzidos para consumo.

A nutrição animal vem sendo desenvolvida ao longo dos anos e, com o intuito de proporcionar uma alimentação saudável para as aves vem sendo estudada alternativas alimentares de caráter natural, como por exemplo, os aditivos fitogênicos. Que por sua vez, possuem benefícios por serem naturais, menos tóxicos, livre de resíduos e possuir certificados de segurança emitido pela Food and Drug Administration.

Os aditivos fitogênicos alimentares são materiais derivados de plantas com a finalidade de melhorar o desempenho do animal, possui boa palatabilidade, melhoram as funções intestinais e promovem efeitos de crescimento. Ainda estimula a secreção de enzimas digestivas, aumenta a motilidade, possui ação antimicrobiana, antiviral, anti-helmínticas e coccidiostáticas, além de estimular o sistema imunológico e possuir atividade anti-inflamatória e anti-oxidativa.

O alho e tomilho podem promover melhoria do peso dos ovos e na cor da gema. A erva-doce diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos na gema do ovo de galinhas e, devido às suas propriedades antioxidantes, podem aliviar os efeitos adversos do estresse térmico nas galinhas poedeiras. O pó da semente de erva-doce, cominho preto e pimenta vermelha quente aumenta o número de ovos por galinha, a erva-doce aumenta a porcentagem de albumina no ovo, o cominho preto e a pimenta vermelha quente diminui significamente as concentrações de colesterol no ovo.

O alho em pó diminui a concentração de colesterol no plasma e na gema do ovo de codorna, além de diminuir também a concentração de triglicerídeos. A pimenta vermelha na dieta de galinhas poedeiras melhora a cor da gema do ovo. Os aditivos fitogênicos na forma de óleos essenciais utilizados nas rações promovem a saúde intestinal das aves. Óleos essenciais de orégano (Origanum vulgare L.) e alho (Allium sativum) possuiem atividade antibacteriana. O alho (Allium sativa), calêndula (Calendula officinalis), sementes de funcho (Foeniculum vulgare) e tomilho (Timo vulgar) melhoram o peso dos ovos, reduz a concentração de trimetialina na gema devido suas propriedades antibacterianas e aumenta o número de folículos pequenos no ovário, podendo aumentar o período de produção de ovos.

Os ovos de galinhas poedeiras alimentadas com extratos de plantas e dietas de linhaça apresentam baixos ácidos palmítico e esteárico e alto ácido α-linolênico, além de melhorar o desempenho e a qualidade dos ovos. O uso de linhaça e extrato de tomilho melhora os ácidos graxos ômega-3 da gema e diminui o teor de colesterol na gema.

A Moringa oleifera usada como aditivo fitogênico na alimentação de galinhas poedeiras enriquece os ovos com compostos bioativos e funcionais, reduziu seus níveis de colesterol e melhorou a vida útil dos ovos.

Link para download do artigo, clique aqui.

Lídia Caroline Ferreira Cruz¹ Mestranda em Zootecnia, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia goiano- Campus Rio Verde – GO
Cibele Silva Minafra² Doscente do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com