Alerta: Temporal, ventania e frio intenso; Confira onde!

Defesa Civil alerta sobre passagem de frente fria que favorecerá formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva por todo o Brasil nos próximos dias.

Uma grande frente fria está cruzando o Brasil desde ontem (18) e ficará pelos próximos dias provocando temporais e ventanias em muitas áreas. O avanço da massa de ar frio de origem polar provoca a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera e nuvens de chuva gerando instabilidade.

Segundo previsões do Clima Tempo, o ar úmido e quente provoca nuvens carregadas sobre o Norte do Brasil e o Centro-Oeste, já o ar quente e seco predomina sobre o Nordeste do país. Alerta de temporais em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso; além de frio intenso previsto para o sul do país, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Nesta sexta-feira, a frente fria avança mais sobre o Centro-Oeste e o Sudeste chegando a Brasília e ao Espírito Santo. Porém, grande parte das áreas de instabilidade vão se dissipando pelo interior do país, reduzindo muito as condições para chuva. 

Entre sexta (19) e sábado (20), a temperatura mínima prevista para São Paulo (SP) e Campo Grande (MS) é de 7°C, enquanto para Porto Alegre (RS) varia de 2°C a 5°C. Já no sul e oeste gaúcho, vai variar entre -1°C e 1°C, e nas áreas altas da serra gaúcha, assim como no planalto sul catarinense, entre -6°C e -3°C.

No sábado (20), a previsão é de geada no sul, sudoeste e em áreas isoladas do Mato Grosso do Sul e em grande parte do Sul do Brasil, sendo de intensidade moderada a forte no norte do Rio Grande do Sul, serra do sudeste e no sul do Paraná (figura 2). Além disso, o frio chega ao sul de Goiás e de Minas Gerais e ao Rio de Janeiro.

No domingo (21), o ar frio começa a perder força, mas parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina continuam com previsão de geadas.

Quando a frente fria vai chegar?

Esta frente fria começou a mudar o tempo no Sul do Brasil na quarta-feira, 17 de agosto, e avança sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Rondônia no decorrer da quinta-feira, 18 de agosto de 2022. 

No dia 19, sexta-feira, a frente fria estará influenciando o Amazonas, o norte de Goiás, o Distrito Federal e o norte do Sudeste, atingindo o Espírito Santo.  

No dia 20 de agosto, esta frente fria estará avançando pelo litoral da Bahia. 

Quais Regiões vão sentir os efeitos da frente fria?

A passagem desta frente fria terá impacto em todas as Regiões do Brasil, de diferentes formas e intensidade.

Chuva forte ou volumosa 

É alto o risco de chuva forte nos três estados da Região Sul, em São Paulo, no Rio De Janeiro, no Sul de Minas Gerais, no extremo sul de Goiás, em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso, no Acre, em Rondônia e no Amazonas.

Grandes volumes de chuva, com acumulados que podem passar dos 100 mm em 24 horas, são esperados para áreas dos três estados da Região Sul e no sul de Mato Grosso do Sul.

Fortes rajadas de vento

Fortes rajadas de vento podem ocorrer associadas às grandes diferenças de temperatura e de pressão atmosférica em poucos quilômetros causadas pelo avanço do ar muito frio sobre o interior do Brasil e também a presença de nuvens cumulonimbus e particularidades de relevos locais. 

Considerando estas situações meteorológicas, as fortes rajadas de vento podem ocorrer em todos os estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre, parte do Amazonas e em parte da Bahia. 

Em geral, rajadas de 40 a 60km/h, mas algumas regiões até podem passar deste valor.

Acentuada queda da temperatura

A massa de ar frio de origem polar que vem com esta frente fria é muito forte e vai causar uma queda brusca e muito acentuada da temperatura na Região Sul, na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. De um dia para o outro, a diferença será de 8°C a 10°C, em média. 

O frio começa a ser sentido no Sul do Brasil na quinta-feira, 18, e a temperatura vai baixando no decorrer do dia. O frio chega também ao Mato Grosso do Sul, ao oeste e sul de Mato Grosso. 

Na sexta-feira, 19, o ar gelado entra forte em São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro, Sul de Minas e Triângulo Mineiro. Enquanto isso, esfria ainda mais no Sul (com geada ampla e temperaturas negativas), em Mato Grosso do Sul , Mato Grosso e no sul de Goiás, em Rondônia e Acre.

No fim de semana, 20 e 21 de agosto, o ar polar ainda estará espalhado pelo interior do Brasil mantendo as temperaturas baixas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e deixando a madrugada fria no Acre, em Rondônia e no Sul do Amazonas.

A temperatura vai baixar no sul e leste da Bahia no domingo.

Geada

Com a passagem do ar frio de forte intensidade, o fenômeno da geada está sendo previsto de forma generalizada para os estados da Região Sul, no oeste de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul até o fim de semana.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM