ANC reconhece criatórios com o prêmio Difusão Genética Nacional 2023 na Expointer

Na raça Angus, a Fazenda Angus Rio da Paz, de Antônio Zancanaro, de Cascavel (PR), levou o prêmio entre os machos e as fêmeas.

A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) reconheceu, na noite desta segunda-feira (28/8), propriedades das raças Angus, Braford, Brangus, Canchim, Charolês, Devon, Hereford e Ultrablack com o prêmio Difusão Genética Nacional 2023. O mérito, entregue durante a Noite do Assado 1% no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), foi concedido a 15 criatórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. “A genética nacional tem se destacado cada vez mais por sua qualidade graças ao trabalho encabeçado por pecuaristas como esses, focados na produção de animais superiores”, afirma o presidente da entidade, Joaquin Villegas. A distinção é concedida às cabanhas criadoras do animal cujos filhos nascidos na geração 2021, com avaliação própria, obtiverem a maior soma de Índice Final no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).

Na raça Angus,  a Fazenda Angus Rio da Paz, de Antônio Zancanaro, de Cascavel (PR), levou o prêmio entre os machos e as fêmeas. O mérito veio, nos machos, com o touro Aksal Regard da Rio da Paz TE, que finalizou com 1383,0559 no índice somado dos filhos. O animal é contratado pela Alta Genetics. Já nas fêmeas, a conquista foi em conjunto com a Fazenda Angus da Limeira, de Pinhão (PR). A Emi 2 da Rio da Paz, do criador Antônio Zancanaro e de propriedade de Gisele Remlinger Fernandes, somou o valor de 585,829.

O vencedor na raça Braford foi o touro São Luis 38-C361, da Cabanha Pedro Surreaux, de Jarbas Arraes Pereira, de Uruguaiana (RS), que chegou a 333,8989. O exemplar está em coleta de sêmen na Cort. Nas fêmeas, destacou-se Camila M11, da Cabanha Santa Camila, de Manoel Francisco Zirbes Rodrigues, de Alegrete (RS), com índice somado dos filhos de 142,3121.

Na raça Brangus, o touro que saiu vencedor pertence a Ladislau Lancsarics, da Agrícola Anamélia LTDA, de Martinópolis (SP). Contratado pela Renascer, o animal Anamélia FIV 189K somou 2130,7708. A fêmea campeã foi a Brangus 17296 da Ave Maria, com 313,7472. A vaca da Fazenda Ave Maria, de Suc. Manoel Antônio Valle Palmeiro, de São Borja, (RS), é de propriedade da Agropecuária Progresso do Tarumã, de Márcio Sudati Rodrigues, de São Francisco de Assis (RS).

O reprodutor que venceu na raça Canchim foi o Works da Itamari, da Itamarati, de Luiz Carlos Dias Fernandes, de Paulistânia (SP). O animal, que pertence a Fazenda Santo Antônio – Canchim Ilma, de Irineu Lopes Machado, de Angatuba (SP), alcançou o valor de 343,7026. A fêmea de destaque foi a W-2141 S.J, da Fazenda São Joaquim, de Julio Silvestre de Lima, de Carvalhos (MG). Com 53,6535 na soma do índice final, a vaca também pertence ao criador Irineu Lopes Machado.  

Em coleta de sêmen na Alta Genetics, o touro Jotabê 5579 BR sagrou-se na raça Charolês. O reprodutor da Charolês Figueira, de André Berta, de Arambaré (RS), atingiu 619,6259. Nas fêmeas, a vitória ficou com a Tarumã 1094 #, da Cabanha Tarumã JHBD, de Júlia Helena Berta Dorneles, de Camaquã (RS). Ela somou 113,0136.

Na raça Devon, a Cabanha Saudade, de José Carlos Assis Brasil Senna, de São Gabriel (RS), saiu vencedora com o touro Saudade Merlot Quartzo 05280. O animal que pertence a Cabanha Potreiro Velho, de Cirano Vieira Marques, de São Luiz Gonzaga (RS), alcançou 344,6253 e é contratado pela Renascer. A fêmea que evidenciou-se foi a Beta da Entre Rios 48, da Fazenda Entre Rios, de Isidoro José Brancher Neto, de Joaçaba (SC). O exemplar que é propriedade da Fazenda Sonho e Realidade, de Wanderley Berté, de Água Doce (SC), teve somatório de 96,1023.

Na raça Hereford, quem levou o prêmio foi o reprodutor Topass Astro 79, da Cabanha Touro Passo, de Ricardo Pereira Duarte, de Uruguaiana (RS), com 444,3455 de índice somado dos filhos. Já nas fêmeas, o mérito ficou com a Carol da Ilha, da Ilha BD Agropastoril LTDA ME, da Fazenda da Ilha, de Santa Cecília (SC), que teve valor de 72,4102. Ela é de propriedade da Fazenda Sonho e Realidade, de Wanderley Berté, de Água Doce (SC).

Na raça Ultrablack, a Tradição Azul, de Paulina Macedo Linhares, de Quaraí (RS), venceu com o touro Tradição Azul Lotus 008. O animal, contratado pela Solução Genética, alcançou 82,4104 no somatório. Nas fêmeas, a Fazenda Renascença, de Nelson Antônio Serpa, de Vargem (SC), levou o prêmio com a vaca Renascença UT22. Ela atingiu o valor de 32,9048.

A ANC

A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) é uma entidade sem fins econômicos responsável pela coleta, estruturação e manutenção da base de dados formadora do Arquivo Zootécnico Nacional de várias raças bovinas de origem europeia e suas cruzas, por delegação do Ministério da Agricultura. A ANC conta com o patrocínio da Supra em 2023 e da Parceria Leilões na Noite do Assado 1%. 

Fonte: Herdbook

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Agrishow 2024 recebe trator gigante mais potente do mundo; vídeo

O tamanho impressionante do Quadtrac 715 é uma prova de sua potência excepcional, tanto por dentro quanto por fora, permitindo que você faça mais trabalho em menos tempo Principal feira do agronegócio nacional, a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, 29ª Agrishow, que abre as portas para o público nesta segunda-feira (29), em Ribeirão…

Continue Reading Agrishow 2024 recebe trator gigante mais potente do mundo; vídeo

Descubra como assegurar a qualidade na produção de bioinsumos para agricultura

Os bioinsumos, também referidos como insumos biológicos, constituem uma categoria de produtos derivados de microrganismos, materiais vegetais, orgânicos ou naturais, esses insumos são empregados nas práticas agrícolas para incrementar a produtividade das lavouras, controlar pragas e doenças, enriquecer o solo com nutrientes e aprimorar sua fertilidade.

Continue Reading Descubra como assegurar a qualidade na produção de bioinsumos para agricultura

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM