Angus busca criadores para parceria em pesquisa genômica

Angus busca criadores para parceria em pesquisa genômica

PARTILHAR
Foto: Carolina Jardine

Associação Brasileira de Angus e a Empresa buscam criadores da raça que tenham interesse em participar da implementação da pesquisa

Após fecharem acordo para o fomento do uso da seleção genômica nos rebanhos Angus do país, a Associação Brasileira de Angus e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) buscam criadores da raça que tenham interesse em participar da implementação da pesquisa. O objetivo é coletar informações fenotípicas dos animais quanto à resistência ao carrapato, além das já tradicionais características de desempenho e de carcaça e avaliar homozigose para a pelagem preta.

Para detalhar os pré-requisitos e explicar os protocolos que deverão ser aplicados para coleta de dados, a Angus e a Embrapa realizarão no dia 12 de agosto, às 18h, reunião virtual com os sócios Angus interessados em fazer parte da pesquisa. O encontro também será para tirar dúvidas e alinhar os próximos passos junto aos criadores, que de antemão precisam ter os reprodutores da geração 2019 inscritos no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). Os pecuaristas que forem selecionados terão todos os exemplares que participarem do projeto genotipados de forma gratuita.

Segundo o médico veterinário e gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, os exemplares que tiverem as informações coletadas, mesmo sem terem filhos avaliados, através da genotipagem terão uma DEP enriquecida de maior precisão. “Os pecuaristas que comprarem esses exemplares vão ter maior assertividade na avaliação de qualidade de carne, de desempenho, de resistência ao carrapato e de adaptação ao calor”, explica.

Para participar da reunião, o criador deve entrar em contato com o setor técnico da Angus por meio do e-mail tecnico@angus.org.br ou do telefone (51) 99916-9141 para a realização de cadastro e o envio do link de acesso ao encontro.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com