App Congado faz gestão do gado de corte e tarefas diárias na fazenda

PARTILHAR
App congado faz gestão do gado de corte e tarefas diárias na fazenda
Foto: Divulgação

Pecuaristas que não investirem em gestão completa das atividades perderão negócios, rentabilidade e produtividade; veja os destaques do app

Uma gestão eficiente é a base do sucesso de uma empresa rural. A palavra tecnologia pode até assustar você pecuarista, mas ela estará cada vez mais presente dentro das propriedades rurais brasileiras. De acordo com dados do Sebrae, 76% das agtechs — startups de tecnologia para o agronegócio — oferecem soluções online que operam como softwares. Os números apontam para uma tendência: com a crescente digitalização do campo, o uso desses sistemas com as mais diversas finalidades vêm se expandindo ano após ano.

Um software é, basicamente, um sistema capaz de processar dados e enviar comandos para facilitar a rotina do campo. Com o seu uso, é possível fazer a gestão completa do rebanho (controle de natalidade, mortalidade, compra e venda), do relatório de vacas inseminadas, das tarefas do mangueiro/curral e até a gestão e manejo sanitário completo do rebanho e controle das atividades diárias da propriedade e dos funcionários.

Todas as atividades mencionadas acima é possível ser realizadas de forma mais simples com o Sistema de Gestão de Rebanho Congado. O sistema possuí várias funcionalidades e pode ser acompanhado e gerido pelo dono da fazenda, gerente e capataz. O aplicativo, considerado um dos mais completos e fáceis de usar na pecuária de corte, pode ser alimentado por todos os colaboradores da fazenda, principalmente o que estão a frente das atividades diárias da propriedade.

A possibilidade do Congado se comunicar com balanças e bastões eletrônicos permite mais rapidez e produtividade nos manejos. “Hoje, com o aplicativo, é possível fazer a pesagem e aparte de 200 animais por hora, em média. Um lote que hoje é possível fazer em menos de duas horas, antes gastava quase que um dia inteiro” – salienta Selmos Gressler, CEO da ferramenta. O executivo diz que estão trabalhando bastante para melhorar a ferramenta e que desde o seu lançamento já foram 24 versões novas.

vaqueiros tocando touros nelore no pasto - Nelore Jaburi - fotao
Foto: Nelore Jaburi

Acompanhe em tempo real seus resultados e as atividades de suas propriedades

O aplicativo conta com as versões para computadores e smartphones, assim, não importa onde estiver, você poderá saber como esta sua fazenda. Com um painel de controle completo você pode gerir todo o seu rebanho e tomar decisões sem dificuldades.

Outro grande diferencial da ferramenta é, através do Congado, designar atividades específicas para seus colaborados como movimentação e vacinação de um animal ou de um lote completo. Na parte de relatórios personalizados e completos, o pecuarista poderá ver à partir de poucos cliques as melhores informações sobre todo o seu rebanho.

touros nelore no pasto - Nelore Jaburi - fotao
Foto: Nelore Jaburi

Olho no boi e nos dados é que engorda o gado

Com trabalhadores técnicos nascidos na era da tecnologia entrando neste mercado, esse é um caminho sem volta. Essa geração que consegue aplicar o uso da tecnologia como solução de diversos problemas tem transformado a forma de se trabalhar e construído um novo cenário também no campo. Na pecuária de corte não é diferente: o uso crescente da tecnologia tem beneficiado pequenos e grandes produtores, melhorando os resultados e gerando novos empregos.

Uso de tecnologia no campo que garanta a qualidade e quantidade de alimento para o rebanho bovino de corte a custos competitivos. A tecnologia na pecuária corte usada a serviço do controle de produção, da alimentação, da reprodução, manejo bovino, entre outras atividades.

“Nosso principal objetivo é ajudar aumentar o lucro da sua fazenda com uma ferramenta muito fácil de usar. Antigamente, bastavam dois olhos para engordar o boi, hoje em dia precisamos de informações corretas. Nosso aplicativo pode ajudá-lo a aumentar seu lucro, conhecer sua fazenda, melhorar seu gado e saber onde o dinheiro está saindo pelo ralo.” – finaliza Selmos.

Todas as funcionalidades do aplicativo Congado estão disponíveis gratuitamente, basta baixar na Google Play, ainda não está disponível na Apple Store. O app conta com o apoio financeiro da FUNDECT, da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com recursos do FNDCT.

Apoio financeiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). 🚜🌱

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.