Arena Agrodigital é o novo espaço da Expodireto Cotrijal

Arena Agrodigital é o novo espaço da Expodireto Cotrijal

PARTILHAR
Quatro auditórios e 22 estandes para expositores compõem o cenário futurista revelado pela ilustração do projeto | Foto: Assessoria de Comunicação IMED / Divulgação / CP

Ambiente com espaços para estandes, auditórios e áreas de circulação que facilitam a troca de informações vai mostrar aos produtores como a tecnologia ajuda o agronegócio.

Arena Agrodigital é o novo espaço de tecnologia digital da Expodireto Cotrijal a partir deste ano. O local foi projetado para mostrar aos produtores a evolução de modelos operacionais que potencializam os resultados nas lavouras. Nesta edição, 22 empresas de produtos e serviços digitais ocuparão os estandes e 15 startups vão apresentar seus trabalhos em espaço aberto.

Segundo o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei Mânica, a ideia deste investimento não é recente. “Há três anos estamos viajando a lugares que são referência no assunto, nos Estados Unidos e em Israel, para conhecer e entender como essas inovações tecnológicas podem ajudar o agronegócio”, relata. “A realidade digital está presente nas relações e criamos uma forma de trazer esse universo para cá”.

A Arena Agrodigital foi construída no antigo Recanto Temático do parque com investimento de R$ 1,5 milhão. A estrutura de 1.700 metros quadrados tem quatro auditórios, com 80 lugares cada, 22 espaços para expositores, uma cafeteria e um lounge. “Será um lugar específico e focado nas discussões sobre temáticas inovadoras”, define o presidente.
O superintendente administrativo e financeiro da Cotrijal, Marcelo Ivan Schwalbert, explica que a idealização da Arena Agrodigital traduz o sentido do espaço. “Desenhamos um projeto alinhado com o objetivo, que é interatividade e conexão”, reitera.

A organização contratou novos serviços para garantir o funcionamento das atividades. “Investimos em fibra óptica para evitar qualquer queda no sinal da Internet”, destaca Schwalbert. “Esta providência vai garantir que todas as pessoas que estiverem no local tenham acesso à Internet estável”, prevê o superintendente.

Aplicativo e QR Code

A Arena Agrodigital tem um aplicativo próprio, que já está disponível para baixar no celular. Por ele, o visitante pode acessar toda a programação do espaço, conhecer os expositores, ver o perfil dos palestrantes e ter outras informações sobre a feira.

Uma das principais funções da ferramenta é permitir ao usuário reservar um assento para assistir às palestras disponíveis, pois os lugares são limitados. O visitante precisa preencher um cadastro para receber o QR Code que libera o acesso ao evento. “A entrada na Arena é gratuita, mas na palestra o controle do acesso vai ser feito pelo QR Code”, adianta Schwalbert. “Acreditamos que o fluxo de pessoas vai ser intenso, como se fosse uma feira dentro de outra feira”, diz, revelando sua expectativa.

Análise espacial para lavouras

Pela primeira vez na Expodireto, o brasileiro Fábio Teixeira, fundador e CEO da empresa norte-americana Hypercubes, vai falar da tecnologia que permite identificar elementos químicos do solo e/ou ocorrências em uma lavoura, como estado de desenvolvimento das plantas, contaminações ou pragas, a partir de nanossatélites.

A percepção imediata de ocorrências, proporcionada pelo sistema, auxilia o agricultor a fazer as intervenções necessárias na lavoura em tempo mínimo, tanto para evitar prejuízos de pragas quanto para obter a maior produtividade por ações precisas diante de necessidades das plantas.

“Nesta plataforma, o usuário poderá ter acesso a informações agronômicas das suas áreas de cultivo diariamente, com acurácia suficiente para habilitá-lo a tomar decisões baseadas em relatórios, previsões e recomendações automatizadas e proativas”, explica Teixeira, que desenvolveu a solução na Singularity University, no campus de pesquisa da Nasa na Califórnia.

Palestras em destaque

Segunda-feira (2 de março)

14h – Gil Giardelli, estudioso da cultura digital, traça um panorama das macrotendências em inovação e tecnologia.

Terça-Feira (3 de março)

10h – Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil, analisa o impacto da inovação e da tecnologia em máquinas e equipamentos.

Quarta-Feira (4 de março)

14h – Paulo do Carmo Martins, economista e chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG), apresenta um panorama da Pecuária 4.0.

Quinta-Feira (5 de março)

10h – Fábio Teixeira, fundador da Hypercubes (empresa norte-americana), fala sobre a tecnologia espacial focada no agronegócio.

Sexta-Feira (6 de março)

14h – Painel com participação dos CIOs Daniel Misturini (Cooperativa Santa Clara), Ricardo Nizoli (Stihl) e Vinicius Malmann (BsBios), mediado pelo gerente de TI da Cotrijal, Luiz Felipe Lopes.

Como reservar lugar:

Para reservar é necessário baixar o aplicativo Arena Agrodigital, selecionar o evento e preencher o cadastro.

Fonte: Correio do Povo

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com