O Cepea explica que a oferta de animais esteve baixa, mas frigoríficos diminuíram o ritmo de aquisição de novos lotes devido à menor demanda doméstica.
Os preços da arroba do boi gordo e da carne bovina no mercado atacadista estiveram em movimento de queda em praticamente todo o mês de janeiro, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
No caso do boi gordo, a oferta de animais para abate esteve baixa ao longo do mês, mas frigoríficos diminuíram o ritmo de aquisição de novos lotes, devido à menor demanda doméstica por carne. Em janeiro, é comum observar enfraquecimento na procura por carne, em decorrência do menor poder de compra da população, diante das despesas extras de janeiro.
Além disso, o mercado tenta buscar um equilíbrio após as intensas elevações verificadas no encerramento de 2019.
- Faturamento bilionário da Agrishow 2026 recua 22%
- Sindi bate recorde na ExpoZebu 2026 com touro valorizado em R$ 1,3 milhão
- DDG dispara na pecuária: insumo do etanol de milho corta custos e acelera a engorda
- JBJ Ranch transforma Goiás na “Capital Mundial do Quarto de Milha” com leilões e genética de elite
- Fazenda de Marcos Palmeira impressiona: produção orgânica, prêmio nacional e visitas pagas
Em janeiro (até o dia 29), a média do indicador do boi gordo Cepea/B3 está em R$ 193,25, sendo 8,82% inferior ao mês anterior, mas 26,9% acima da verificada em janeiro de 2019, em termos reais (valores foram deflacionados pelo IGP-DI).
Fonte: CEPEA





