PARTILHAR

Brahman encerra importante participação na maior feira zebuína do mundo coroando os melhores exemplares na pista e no julgamento a campo

A Associação de Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) encerrou a 84ª edição da ExpoZebu com excelentes resultados. Para fechar com chave de ouro a extensa programação promovida pela entidade, os criadores da raça participaram do desfile dos Grandes Campeões, no Parque Fernando Costa, no dia 5 de maio (sábado). O Grande Campeão Brahman da ExpoZebu 2018 é MR BR 77 1392, propriedade da Fazenda Braúnas, do pecuarista Adalberto Cardoso. Já o Reservado Grande Campeão é MR Faruk Assu 676, da Assu Agropecuária. Carb Omega 2436 foi escolhida a Grande Campeã, enquanto Carb Party 2527 ganhou o título de Reservada Grande Campeã, ambas propriedade do expositor Paulo de Castro Marques, da Casa Branca Agropastoril.

Brahman-na-ExpoZebu-grandes-campeoes
Foto: Carlos Lopes

Na pista, a raça foi representada por 60 exemplares da mais refinada genética existente nos plantéis brasileiros, vindos de onze fazendas em quatro estados (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná). O julgamento foi conduzido pelo jurado João Augusto Faria e a jurada auxiliar Paula de Oliveira Waeny. “Me surpreendi. O gado que vimos dentro de pista foi de excelente qualidade, com surpreendente correção de umbigo tanto nos machos como nas fêmeas, ótima musculatura, entre outras qualidades. Os expositores estão preparando muito corretamente o gado, de maneira condizente com a realidade brasileira”, opinou João Augusto.

Brahman a Campo

Anteriormente aos grandes campeonatos de pista, foram conhecidos na sexta-feira (4) os melhores exemplares do Julgamento Brahman a Campo, que avaliou de 44 animais criados exclusivamente no sistema a campo, comprovando a rusticidade da raça, única que promove essa modalidade de julgamento na ExpoZebu 2018. A fêmea Grande Campeã foi a Miss W2R POI 1076, propriedade de Wilson Roberto Rodrigues. A Reservada Grande Campeã foi Elegance da Canaã, propriedade da Agropecuária Leopoldino.

Já no campeonato dos machos, o Grande Campeão foi Mister 2632 Portobello, propriedade do Resort Portobello. O exemplar foi arrematado pelo criador Charles Wanderley Maia no Shopping Brahman, também promovido pela ACBB durante a ExpoZebu. “Charles tem um olho de águia, e justamente por isso se interessou por esse touro rústico, provado nesse campeonato que demonstra animais funcionais a campo, que não precisam de nenhum cuidado especial para atingir seu máximo potencial”, conta Noel Abade, responsável pelo gado do criatório Portobello. O Reservado Grande Campeão foi Mister Uber POI 1550, propriedade de Aldo Silva Valente Júnior.

Além das avaliações, o Brahman também foi protagonista em várias ações da ACBB. A diretoria da entidade recebeu os sócios e convidados para um happy hour de boas-vindas que lotou a Casa do Brahman, no dia 2. No dia 4, foi promovida mais uma edição do projeto Crescendo com o Brahman, ação voltada ao público infantil e jovem, que tem como objetivo atrair a atenção das novas gerações para o mundo da pecuária. No mesmo dia, foi promovida assembleia geral entre os sócios da entidade, na Casa do Brahman, que esteve movimentada durante toda semana. Fechando a agitada agenda do dia 4, os criatórios Brahman Canaã, Casa Branca Agropastoril e Resort Portobello promoveram o Leilão Brahman Embryo Select, com ótima liquidez.

Brahman Talk Show

Ainda integrando a programação do Brahman na ExpoZebu 2018, no dia 3, foi promovida a primeira edição do Brahman Talk Show, um encontro internacional de criadores e especialistas, que contou com a presença de convidados vindos de sete países. O objetivo foi compartilhar experiências e mostrar a eficiência da raça em vários modelos de pecuária ao redor do mundo.

Brahman-na-ExpoZebu-grandes-campeoes
Foto: Carlos Lopes

O Brahman Talk Show reuniu dezenas de pessoas para conhecer casos de sucesso com o zebuíno em diversos países. O pecuarista brasileiro Alexandre Coccapieller Ferreira abriu a conversa contando sobre sua fazenda, na região do Cerrado, onde seleciona a raça com ótimos resultados. “O Brahman agrega enorme precocidade ao cruzamento industrial, além de ser muito rústico e se adaptar muito bem ao nosso clima”, ressaltou. Em seguida, o médico veterinário do Panamá Avelino Ureña Ramos compartilhou um pouco sobre sua experiência com o Brahman, que representa 90% do rebanho de corte daquele país. “No Panamá, de cada 10 animais abatidos para produção de carne, sete são Brahman. Isso porque a raça se adaptou muito bem ao nosso sistema pecuário, justamente por conta de sua grande adaptabilidade e rusticidade”, contou o profissional.

José Manuel Gochicoa Acosta, do México, falou sobre a importância da raça para o desenvolvimento da pecuária no país, que atualmente exporta carne para 58 países. “O Brahman é preferência nacional, e teve enorme importância para o desenvolvimento da pecuária mexicana”, conta José Manuel, que é membro da Associação Mexicana de Criadores de Zebu. De 1962 a 2017, foram registrados 863 mil zebuínos naquele país, dos quais 463 mil eram Brahman, representando mais de 53% do total.

Mauricio Moreno Roa, presidente da Associação Colombiana de Criadores de Gado Zebu (Asocebu) da Colômbia, falou sobre o grande desenvolvimento do Brahman no país vizinho, que é conhecido por ter um dos melhores rebanhos da raça no mundo. Marcio Pohl, do Paraguai, falou sobre os mais de 60 anos em que o Brahman é selecionado em seu país, e Fernando Baldomar, da Bolívia, elogiou a genética zebuína brasileira.

Leia também

O encontro ainda contou com a fala do sul-africano Diederik Johannes Lodewyk, filho do primeiro criador de Brahman da África do Sul, e Johnny Jeafcoat, estadunidense que trouxe para o Brasil o primeiro exemplar da raça. A fala final foi do brasileiro Leonardo Pinheiro Machado, médico veterinário e responsável técnico da Casa Branca Agropastoril, que também compartilhou a experiência de sucesso do criatório de Minas Gerais. “O padrão genético que atingimos no Brasil é da vaca obrigatoriamente emprenhar todo ano, e desmamar um excelente bezerro. Isso é resultado de um trabalho consistente e incansável de muitos anos, desenvolvido pelos criadores de Brahman no Brasil”, finalizou. Ao final do evento, ainda foi lançado o projeto do documentário que está sendo produzido por encomenda da ACBB pela Produtora Brasileira sobre o Brahman no mundo, ainda sem data de lançamento.

Melhor touro Brahman do mundo é brasileiro

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com