Com 28% a mais, o número registrado foi superior ao do mesmo período do ano passado.
As exportações brasileiras de soja em grão deverão ficar em 5,04 milhões de toneladas em setembro, conforme levantamento semanal da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). O número é 28% maior do que o registrado em setembro do ano passado, quando os embarques ficaram em 3,92 milhões de toneladas. Em agosto, o país exportou 5,79 milhões de toneladas.
- Caça de javali é liberada em todo Minas Gerais; veja novas regras
- Ciclone extratropical: Semana começa com chuva forte e ventos de até 100 km/h; veja onde
- Redução de tarifa dos EUA não agrada exportadores brasileiros de café
- Suco de laranja brasileiro está isento de sobretaxa de 10%, as tarifas recíprocas
- UPL vence prêmio global na COP30 com projeto Arroz de Baixo Metano
Na semana entre 12 e 18 de setembro, o Brasil embarcou 950,88 mil toneladas. Para o período entre 19 e 25 de setembro, a Anec indica a exportação de 1,31 milhão de toneladas. No acumulado do ano, a Associação projeta embarques de até 79,3 milhões até o final de setembro.
Para o farelo de soja, a previsão é de embarques de 1,72 milhão de toneladas em setembro. No mesmo mês do ano passado, o total exportado foi de 1,32 milhão de toneladas. Em agosto, volume ficou em 1,28 milhão de toneladas. Na semana passada, as exportações ficaram em 213,7 mil toneladas e a previsão para esta semana é de 435,6 mil toneladas. No acumulado do ano, os primeiros nove meses devem fechar com 13,01 milhões de toneladas embarcadas.
Fonte: Agência Safras