Mesmo com o preço mais alto, puxado pelo mercado de carnes, o consumo deve ser ainda maior em 2020; Cada brasileiro consumiu 230 ovos em 2019!
A alta dos preços das carnes puxou a cotação dos ovos em dezembro, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Em nota sobre o mercado do produto, o Cepea lembra que os preços dos ovos iniciaram 2019 em baixa, devido à maior oferta, típica de início de ano, e à menor demanda nessa época, por causa das férias escolares.
“As cotações voltaram a se recuperar no correr de 2019, encerrando dezembro em alta, devido à valorização das principais carnes consumidas pelos brasileiros (bovina, suína e de frango), o que aumentou o consumo de ovos”, destacou.
Já as exportações frustraram as expectativas do setor, conforme o Cepea. “De acordo com a Secex, foram embarcadas 4,6 mil toneladas da proteína neste ano, volume 29,5% abaixo do registrado em 2018. Em termos de receita, o recuo (24,8%) foi menos intenso, devido ao alto patamar do dólar frente ao real, que resultou numa receita de R$ 18 milhões.”
- Nova fábrica da Madero no Paraná tem tamanho equivalente a 18 campos de futebol
- Vendas de máquinas e equipamentos têm queda de 13,6% em fevereiro, diz Abimaq
- Governo tem déficit de R$ 30 bilhões em fevereiro
- Faesc apoia pesquisa sobre a presença de javalis nas zonas rurais
- Alta dos fertilizantes pressiona agro e setor cobra ação urgente do governo federal
Fonte: Estadão Conteúdo