Calor intenso e tempestade vão dominar o país, confira!

PARTILHAR

Depois de onda de calor intensa no Sul do Brasil, fim de semana terá chuva em quase todos os estados do país; Confira a previsão do tempo para o fim de semana.

A onda de calor que atua sobre o centro da América do Sul atinge o Rio Grande do Sul e deixa as temperaturas muito elevadas, com marcas acima dos 40°C em vários locais do estado, e também no Uruguai, na Argentina e no Paraguai.

Além do Rio Grande do Sul, esta onda de calor alcança outras áreas do centro-sul do Brasil nos próximos dias. O calor aumenta nos estados da Região Sul até o sábado, mas continua sendo mais intenso no Rio Grande do Sul, onde os termômetros vão marcar alguns graus acima do dígito 40°C. As áreas a oeste de Santa Catarina e do Paraná devem sentir um aquecimento mais acentuado.

 O estado de Mato Grosso do Sul e também áreas no sul e oeste de Mato Grosso e no oeste de São Paulo devem experimentar um aumento mais forte da temperatura por causa desta onda de calor.

Esta onda de calor será parcialmente quebrada por uma frente fria que avança sobre o Sul do Brasil a partir do domingo, 16 de janeiro. Mas a chuva desta frente fria não será para todos e o calor vai continuar intenso em áreas do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

Sábado, 15 de janeiro

SUL

A chuva ganha força sobre o estado de SC e nordeste gaúcho, não se descartam temporais isolados, com raios e rajadas de vento nas áreas serranas destes estados. O tempo fica firme na metade sul e oeste do RS e no extremo norte do PR. Calor excessivo e predominante sobre o RS num efeito de pré-frontal, a umidade do ar melhora um pouco.

SUDESTE

Condições de sol e tempo seco persistem no fim de semana em boa parte de MG, interior paulista e ES. Chove de forma isolada e passageira no sul de MG, Zona da Mata e RJ. Faz calor em todas as áreas.

CENTRO-OESTE

No sábado, o tempo fica firme em todo o estado de MS, GO e leste de MT. No oeste de MT ainda chove em vários momentos. Nas demais áreas o sol predomina, mas ocorrem pancadas isoladas que podem ser acompanhadas por trovoadas. Faz calor em todas as áreas.

NORDESTE

No sábado, o grande corredor de umidade (ZCIT) ainda mantém as nuvens carregadas na metade norte da região. Chove em vários momentos do dia entre PE, PB. RN, CE, PI e MA e no Recôncavo Baiano. O tempo fica firme em boa parte da BA. Nas demais áreas da região, são esperadas pancadas de chuva isoladas.

NORTE

No sábado, o sol aparece bem mais pela região, mas ainda acontecem pancadas com moderada a forte intensidade entre TO e PA. No AC, RO e AP o dia fica nublado com chuva persistente. Chove em vários momentos do dia em Manaus.

Domingo, 16 de janeiro

SUL

No domingo, a circulação de ventos segue transportando umidade para a Região. O sol aparece durante o dia em Santa Catarina e no RS, mas tem risco para pancadas de chuva forte a partir da tarde com trovoadas. No leste do PR, a chuva acontece intercalando períodos de sol e tem risco para chuva forte, as demais áreas do estado ainda terão um dia com sol e chuva a partir da tarde.

SUDESTE

Neste domingo, as temperaturas sobem ainda mais em SP, sul de MG e RJ, mas como há algumas áreas de instabilidade, o calor com umidade favorecem as pancadas de chuva que agora são típicas de verão: com trovoadas, mas passageiras. Não chove no oeste de SP, triângulo e centro-norte de MG e norte de ES.

CENTRO-OESTE

No domingo, tempo firme sobre grande parte de GO, DF e por todo o estado de MS. No norte de MT chove em vários momentos do dia. Nas demais áreas, são esperadas pancadas de chuva isoladas.

NORDESTE

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deixa o tempo bastante instável no norte da região. São esperadas pancadas de chuva ao longo do dia entre o litoral do RN e PE, além do Recôncavo Baiano e oeste do MA. Tempo firme no sul da BA, e nas demais áreas do estado chove de forma rápida e passageira. Nas demais áreas, as pancadas de chuva acontecem de forma isolada com trovoadas.

NORTE

No domingo muitas nuvens se formam e chove em vários momentos do dia no sul do PA, norte de TO e litoral do AP. Nas demais áreas, são esperadas pancadas de chuva isoladas.

Quem vai receber os maiores volumes de chuva no país?

O fluxo de umidade tende a descer mais para o Sul do Brasil,  o que é uma boa notícia, já que a Região que vem sofrendo com problemas de estiagem. Esse será um grande destaque neste início da segunda quinzena de janeiro.

Com o bloqueio atmosférico atuando, não há previsão do avanço de frentes frias e massas polares, por isso o calor vai continuar. Até diminui um pouco as temperaturas em relação aos últimos dias, mas não há previsão para frio. A volta da chuva vai acontecer devido ao fluxo de umidade e o aquecimento da atmosfera. Há um grande potencial para temporais nos próximos dias.

A parte norte da Região Nordeste e o Norte do Brasil ainda podem ter pancadas de chuva com forte intensidade no próximo período também.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com