Canchim é aposta para cruzamento industrial

Canchim é aposta para cruzamento industrial

PARTILHAR
Foto Divulgação.

Raça bovina mostra eficiência no ganho de peso, precocidade, capacidade do touro para monta a campo e qualidade da carne. Com isso, Canchim é a nova aposta do pecuarista!

Não é de hoje que o Canchim tem se tornado uma aposta dos pecuaristas. Caracterizada pelo cruzamento industrial, a raça vem crescendo e é uma das promessas da pecuária brasileira para os próximos anos.

Mas por que apostar na criação desse bovino? Para Valentin Suchek, diretor de marketing da Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN), o grande benefício está em três características essenciais para a lucratividade do pecuarista: peso do gado, ciclo curto de produção e capacidade do touro para a monta a campo. “A vantagem está na precocidade e ganho de peso dos bezerros, que encurta o ciclo de produção e antecipa a entrada de receita, ajudando na rentabilidade da fazenda. Mais produção, mais qualidade, igual a ciclo mais curto”, raciocina Valentin.

Adaptado ao calor e ao frio, o animal pode ser criado em qualquer região do país e agrega valor à pecuária de corte. “Se o pecuarista está na produção de bezerros para corte, com vacada Nelore, anelorada ou mestiça, precisa de reprodutores para cruzamento com boa performance na monta a campo. Ao adquirir touros Canchim, ele pode fazer, com muita eficiência, cruzamento industrial com monta natural, além de participar da expansão da pecuária como fornecedor de genética”, completa Valentin.

Todos esses atributos da raça são comprovados pela Prova Canchim de Avaliação de Desempenho (PCAD), realizada pela ABCCAN com a coordenação do Geneplus, o Programa de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte da Embrapa. Há nove anos a prova avalia o desempenho desse gado e vem mostrando resultados cada vez mais positivos, principalmente quanto ao ganho rápido de peso, circunferência escrotal bem desenvolvida nos garrotes super precoces, comprimento e qualidade da pelagem.

A PCAD tem demonstrado, ainda, que a carne do Canchim também é de ótima qualidade devido às altas médias registradas para a área de olho de lombo (AOL), que está diretamente associada à quantidade de carne que o gado produz, espessura de gordura e marmoreio.

Os resultados da edição 2019 do PCAD serão apresentados neste sábado, dia 9 de novembro, às 9 horas, com transmissão ao vivo pelo Lance Rural direto do município de Piracicaba, interior de São Paulo. O evento terá a apresentação e premiação dos animais no curral, além de palestras sobre temas relevantes envolvendo o universo da raça. Confira toda a programação aqui.

Na sequência, a partir das 14 horas, o Lance Rural transmite o Leilão Genética Canchim com a oferta de 45 lotes da raça. O remate coloca à disposição dos compradores garrotes avaliados pela PCAD, touros e fêmeas.

Sobre o Leilão Genética Canchim

Animais jovens bem avaliados, touros melhoradores e fêmeas com excelente linhagem. Esse é o resumo da oferta do Leilão Genética Canchim, que coloca à disposição do mercado mais de 70 animais dos melhores criatórios da raça.

Para Devanir Ramos, que vai comandar o martelo durante o pregão em parceria com a mesa operadora da Conexão Leiloes, a oferta atende a uma demanda do consumidor. “Seguindo a tendência do mercado para a produção de carne premium e a exigência do consumidor, que procura cada dia mais por carne de qualidade, nós buscamos essa parceria com a raça Canchim pra democratizar esse animal com criadores de todo o país, para que todos possam ter acesso a esse banco genético tão importante”.

Carlos Alberto Meirelles é criador e um dos organizadores do remate. Ele ingressou na raça em 1978, depois de assistir a uma prova de ganho de peso na qual os primeiros colocados foram touros Canchim. Hoje, é um dos pecuaristas mais antigos da raça e tem construído um negócio rentável e bem sucedido. Para ele, o Canchim é a opção ideal quando se fala em cruzamento industrial, pois é um animal pesado, precoce, que produz carne de alta qualidade e aguenta o trabalho no campo.

“É um gado que, além de tudo, está bem padronizado e homogêneo. Eu posso procurar nos animais Canchim aquelas características que preciso para colocar dentro do meu rebanho e, a partir do cruzamento industrial, melhorá-lo. É um trabalho minucioso, que exige dedicação, mas que dá resultado”, diz Carlos.

O criador também afirma que os animais à venda avaliados pelo PCAD podem ir para centrais de inseminação. Eles serão touros melhoradores aptos para disseminar a genética de alta qualidade da raça. “É uma grande oportunidade para pegar animais pincelados de grandes criatórios, não tem um animal no leilão que não seja bom”, declara o pecuarista.

De acordo com Devanir Ramos, a raça foi criada pela Embrapa há quase 70 anos com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade da carne oferecida em território nacional. “Essa raça merece nosso respeito, pois foi criada na década de 40 pela Embrapa a pedido do governo federal visando melhorar a produção de carne para o consumo brasileiro. Então ela tem um compromisso com a nação através de uma das instituições mais respeitadas do mundo, que é a Embrapa”, afirma o leiloeiro.

Um dos destaques à venda no pregão é o touro Nero MN Boiturama (lote 11). “É um touraço, a pasto, pronto para encontrar novilhas”, afirma criador.

Nero MN Boiturama (lote 11)

O pregão também oferta dois lotes com sêmen de reprodutores de Central: Cataro 158 MN Mangalba EG (lote 1) e Urdado Canta Galo (lote 2), ambos muito bem avaliados pelo PCAD e com ótimo pedigree. A procedência dos animais também vale ser ressaltada, pois eles vêm dos criatórios de Emílio Gouvêa (Canchim Mangalba), que é considerado o embaixador da raça e também participa da organização do remate, e Valentin Suchek (Canchim Canta Galo).

Cataro 158 MN Mangalba EG (lote 1)
Urdado Canta Galo (lote 2)

A condição de pagamento do pregão é de 12 parcelas, sendo duas à vista e duas em trinta dias, acrescidas de 8 prestações iguais mensais. O leilão também oferece 8% de desconto para quem comprar à vista. Para saber mais informações, acesse o site da leiloeira Conexão Leilões, que organiza o pregão.

“Eu, como profissional do martelo, acredito que é essencial poder contar com o apoio de uma empresa como a Conexão Leilões, que entende a necessidade do mercado e conhece o empenho dos criadores que há tanto tempo investem para produzir um Canchim de alta qualidade”, diz Devanir.

Tudo isso demonstra que o Canchim tem muitas características importantes para contribuir com o desenvolvimento da pecuária nacional. Então, aproveite a oportunidade e bons negócios!

Compre Rural com informações do Canal Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com