
A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, consolidando-se nos últimos anos como o maior parceiro comercial do Brasil em proteínas animais.
O governo brasileiro toma nota da comunicação, pelo Ministério do Comércio da China, do início de investigação para fins de aplicação de medidas de salvaguarda sobre as importações de carne bovina por aquele país.
A investigação, aberta na data de hoje (27/12), abrange todos os países exportadores de carne bovina para a China e deverá analisar o período que compreende o ano de 2019 até o primeiro semestre de 2024. A investigação deverá ter a duração de oito meses. Não há, em princípio, a adoção de qualquer medida preliminar, permanecendo vigente a tarifa de 12% “ad valorem” que a China aplica sobre as importações de carne bovina.
A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, consolidando-se nos últimos anos como o maior parceiro comercial do Brasil em proteínas animais. Em 2024, as exportações brasileiras de carne bovina para o país somaram mais de 1 milhão de toneladas, representando aumento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2023.
Durante os próximos meses, e seguindo o curso e os prazos legais da investigação, o governo brasileiro, em conjunto com o setor exportador, buscará demonstrar que a carne bovina brasileira exportada à China não causa qualquer tipo de prejuízo à indústria chinesa, sendo, pelo contrário, importante fator de complementariedade da produção local chinesa.
O governo brasileiro reafirma seu compromisso em defender os interesses do agronegócio brasileiro, respeitando as decisões soberanas do nosso principal parceiro comercial, sempre buscando o diálogo construtivo em busca de soluções mutuamente benéficas.
Fonte: GOV.BR
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Minotauro vende cavalo na Expointer para ação solidária em prol do RS
Lutador coloca em leilão cavalo Crioulo campeão; renda será destinada à construção de casas para famílias atingidas pelas enchentes no estado
Continue Reading Minotauro vende cavalo na Expointer para ação solidária em prol do RS
Boi gordo deve chegar a R$ 400/@ em 2026 e especialista alerta para reposição
Analista aponta valorização da arroba do boi gordo até 2026 e alerta para última oportunidade de compra de bezerros com ágio mais moderado
Continue Reading Boi gordo deve chegar a R$ 400/@ em 2026 e especialista alerta para reposição
Moratória da soja: Abiove comemora decisão judicial que suspende medida do Cade
A entidade, que representa as principais empresas processadoras e exportadoras de soja do País, havia impetrado mandado de segurança contra a medida preventiva do Cade na segunda-feira, 25.
Continue Reading Moratória da soja: Abiove comemora decisão judicial que suspende medida do Cade
Moratória da soja: Aprosoja-MT mantém críticas ao pacto após decisão judicial
A associação argumenta que o fim da moratória é “passo essencial para o Brasil reafirmar que sustentabilidade e legalidade não se opõem”.
Continue Reading Moratória da soja: Aprosoja-MT mantém críticas ao pacto após decisão judicial
Inoculantes em pastagens: resiliência para sistemas pecuários e dinheiro no bolso do pecuarista
A adoção de inoculantes em pastagens tropicais é uma oportunidade para reduzir custos, aumentar a eficiência da produção de carne e leite e ampliar a competitividade da pecuária brasileira.
Arroz: previsão de estoques finais em alta e preços em baixa
No primeiro levantamento da Conab, a produção foi estimada em 12,0 milhões de toneladas, um aumento de 13,8%.
Continue Reading Arroz: previsão de estoques finais em alta e preços em baixa