Chuva volta atingir áreas de seca no fim de semana, veja!

Uma massa de ar frio vem na retaguarda da frente fria e pode derrubar as temperaturas em alguns estados, segundo a meteorologia; Confira previsão!

tempo instável segue marcando presença sobre praticamente toda a região, devido a uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical na altura do Uruguai. A chuva acontece, principalmente, durante a madrugada e manhã, persistindo sobre o Paraná e Santa Catarina durante a tarde. Os maiores volumes são esperados para o centro-oeste paranaense e oeste de Santa Catarina.

As rajadas de vento variam de moderada a forte intensidade, e podem chegar a 50km/h em diversos municípios dos três estados, e ultrapassar 60km/h no sul, Campanha e litoral do Rio Grande do Sul.

Sudeste

O fluxo de umidade que sopra da região amazônica até o estado de São Paulo aumenta as condições para chuva na região. Aliás, esse corredor de umidade que vem do Norte é influenciado pela frente fria que se aproxima da região paulista.

O céu fica mais nublado e pode chover a qualquer momento com trovoadas em diversas áreas do estado, e os maiores acumulados são previstos para o centro-oeste paulista. Vale salientar que chove também no extremo sul mineiro. Nos demais estados, o tempo firme segue predominando.

Centro-Oeste

Chove sobre todo Mato Grosso do Sul com moderada a forte intensidade, sul de Goiás e em boa parte de Mato Grosso, devido a instabilidades presentes em diferentes níveis da atmosfera combinadas a circulação dos ventos mais úmidos que sopram desde a região amazônica até o Centro-Oeste. Os maiores acumulados são previstos para o território sul-mato-grossense, e as rajadas de vento podem chegar a 50km/h. O tempo seco persiste sobre as demais áreas de Goiás e Distrito Federal.

Nordeste

O tempo firme volta a predominar sobre todo o estado do Rio Grande do Norte e Paraíba, e segue presente no sertão nordestino e boa parte da Bahia. Em áreas litorâneas, há previsão de chuva rápida e isolada durante a tarde e noite, incluindo no Recôncavo Baiano.

Norte

A combinação entre calor e umidade mantém o risco de pancadas de chuva em praticamente toda a região. Elas ocorrem, principalmente, durante a tarde, após um dia abafado. O tempo firme predomina somente no centro-sul de Tocantins, incluindo Palmas.

Previsão do tempo para domingo, 23

Sul

Uma frente fria associada ao ciclone extratropical segue causando chuva sobre a região norte do Paraná, onde o céu fica mais nublado e há previsão de chuva a qualquer momento. Na retaguarda do sistema uma nova massa de ar frio e seco passa a atuar, garantindo um dia de sol e sem previsão de chuva sobre as demais áreas paranaenses, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Temperaturas em declínio.

Rajadas de vento seguem intensas no território gaúcho e serra catarinense, podendo chegar a 80km/h. Também há previsão de ventos fortes nas demais áreas do Sul, que variam na casa de 50km/h.

Sudeste

Pancadas de chuva com trovoadas são esperadas para todo o estado de São Paulo, e a chuva alcança áreas da região sul e Triângulo mineiro, e centro-sul do Rio de Janeiro (incluindo a capital do Rio), devido à chegada de uma frente fria combinada ao fluxo de umidade que sopra desde a região amazônica até parte do Sudeste. Os maiores acumulados são esperados no centro-oeste e norte do estado de São Paulo.

Além disso, nas áreas onde chove as rajadas de vento ganham força, e podem chegar a 50km/h. Temperaturas despencam. Tempo firme predomina nas demais áreas.

Centro-Oeste

As temperaturas entram em queda significativa sobre Mato Grosso do Sul, e ainda há previsão de chuva sobre boa parte do estado, com maiores acumulados concentrados sobre áreas da região. Também há previsão de chuva com trovoadas sobre Mato Grosso e sul de Goiás, onde o sol aparece entre variação de nuvens no decorrer do dia. Nas demais áreas de Goiás e Distrito Federal, o tempo firme predomina.

Nordeste

Não há mais previsão de chuva sobre todo o estado de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Recife e Paraíba. Segue chovendo de forma isolada sobre o Recôncavo Baiano e litoral de Alagoas, Sergipe, Ceará, Piauí e Maranhão, mas de forma rápida e passageira. Demais áreas permanecem com tempo firme.

Norte

Pouca coisa muda e o tempo instável segue marcando presença sobre a região Norte do Brasil, devido à típica combinação entre calor e umidade que servem como principais ingredientes para a formação de nuvens carregadas. Tempo firme predomina no centro-sul de Tocantins.

Fonte: Canal Rural

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM