Como alcançar a lucratividade com a recria?

Como alcançar a lucratividade com a recria?

PARTILHAR
recria fazenda santa nice
Foto: Fazenda Santa Nice

O segredo da produtividade na recria de gado, planejamento e nutrição devem estar aliados a gestão de qualidade para aumentar a lucratividade!

Atualmente, o cenário de recria no país vive um aquecimento. Impulsionada pela cria cada vez mais intensificada e demandada pela engorda, a recria surge como uma atividade indispensável para abastecer e atender às necessidades do mercado. Assim, pecuaristas se vêm pressionados a acompanhar a intensificação dos outros setores, mas deixam de lado fatores determinantes para a lucratividade da propriedade.   

Isso porque, de modo geral no Brasil, a recria ainda é feita basicamente em regime de pasto com pouco ou nenhum uso de tecnologias. Os animais ficam expostos à sazonalidade da produção de forragens, acarretando em perda de peso em alguns períodos (principalmente durante a seca) e baixos níveis de produtividade.  

Diante disso, como  garantir e aumentar sua margem lucrativa?  

Continue a leitura e confira essa e outras respostas!

Como alcançar a lucratividade com a recria?

A função da recria é adaptar o animal recém desmamado e dá-lo condições para seguir para o estágio seguinte, seja para abastecer a cria com indivíduos férteis e precoces, ou para a engorda com o peso ideal o mais rápido possível. 

Hoje, nesta recria buscamos fazer deste intervalo o mais breve e produtivo possível, objetivando melhorar as margens de comercialização e giro de produto. Mas como alcançar esse resultado? A partir das ferramentas e premissas da pecuária de precisão.  

Pare por um instante e pense, o que seria possível você fazer com o peso diário dos seus animais, de forma natural, sem mão-de-obra e estresse? Imaginemos as seguintes situações: 

O Sr. Manoel, possui uma fazenda no Mato Grosso do Sul e gostaria de saber quais das novilhas de um lote de 200 animais já alcançaram os 300Kg, se tornando assim aptas para entrar na estação de monta e proceder com a inseminação artificial. 

Nelson, no estado de São Paulo, gostaria de identificar em um lote de 300 garrotes quais que atingiram o peso ideal para entrar no próximo desbaste, fechando assim o lote para ir ao confinamento.   

Em Goiás, o seu Sergio avaliaria um lote de 1000 garrotes, sob um sistema rotacionado irrigado, aqueles que possuem maior potencial de ganho de peso e que provavelmente irão mostrar esse alto desempenho no confinamento, ou seja, avaliação genética individual.  

Percebe-se a partir das situações hipotéticas acima como o peso é um dado fundamental para alinhamento de estratégia e análise de desempenho da atividade, concorda? A grande questão é que fazer essa pesagem de forma manual nos dias de hoje, diante de um mercado com um senso de urgência cada vez maior se torna inviável e é aí que a pecuária de precisão apresenta o seu valor.  

Sinônimo de coleta automatizada de dados e assertividade nas tomadas de decisão, a pecuária de precisão amplia as possibilidades do agronegócio, uma vez que facilita a gestão de dados minuciosos da produção e da recria e possibilita maior controle sobre a rotina administrativa. Tudo isso, viabilizado pela implantação de tecnologia nas atividades diárias das fazendas. 

O segredo da gestão é identificar realmente qual seria a aplicação da obtenção de dados. Primeiro se coleta, depois traça metas a serem atingidas, e avalia o caminho percorrido. Assim que se busca a maior lucratividade!

A lucratividade da recria passa pela BalPass

Para ajudá-lo a obter produtividade e lucratividade com a recria, a Coimma desenvolveu a BalPass, sistema de pesagem inteligente. Composta por um software pecuário que é conectado a uma balança de passagem eletrônica, a tecnologia possibilita acompanhar a evolução de peso de um rebanho em tempo real, por meio de um smartphone ou computador.   

O rebanho é pesado automaticamente e o software envia as informações para a nuvem, permitindo que o dono tenha acesso em qualquer lugar e possibilitando as tomadas de decisões sem que o animal passe pelo estresse de ser levado até o curral.   

Assim, é possível ter o controle rigoroso da performance e da saúde do gado, da operação, da fazenda e ainda eliminar desperdícios de recursos naturais e comida dos animais, por exemplo.    

Além disso, a BalPass oferece os seguintes benefícios ao produtor:   

  • Monitoramento do ganho de peso do rebanho diariamente;   
  • Visualização dos animais com rendimento acima ou abaixo do esperado;   
  • Ciência do momento ideal para venda;   
  • Acompanhamento dos resultados econômicos da atividade;   
  • Monitoramento do ponto de equilíbrio financeiro de cada animal;   
  • Acompanhamento da contagem diária dos animais;   
  • Comparação do rendimento entre fazendas, piquetes, lotes e animais.  

Fornecemos importantes informações de análise de seu rebanho de maneira simples e com uma interface muito fácil de aprender, permitindo gerir seu investimento de forma a aumentar a lucratividade. Além disso, é possível ter acesso a todo o histórico de manejo sanitário, pesagens, indicadores financeiros e diversos relatórios que vão elevar a um patamar superior a gestão do seu negócio pecuário! 

Fonte: Coimma

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com