Como evitar doenças de casco em bovinos de leite

Como evitar doenças de casco em bovinos de leite

PARTILHAR

As doenças de casco representam o principal problema locomotor das vacas leiteiras e podem causar prejuízos econômicos ao produtor.

*Artigo publicado originalmente no blog da FUNDAÇÃO ROGE

Uma das principais dificuldades da pecuária leiteira são as afecções podais, conhecidas como problemas de cascos, e que merecem muita atenção. Quando um bovino apresenta algum incômodo de casco, não consegue andar direito e não consegue se alimentar bem, toda a funcionalidade do corpo é comprometida.

As doenças de cascos representam o principal problema locomotor das vacas leiteiras. Frequentemente, os cascos posteriores são os mais afetados, ocasionando prejuízos econômicos ao produtor.

Problemas Multifatoriais

Geralmente as afecções podais são multifatoriais, isto é, podem estar relacionadas a um problema no manejo sanitário e nutricional, problemas de ambiente e até à questão genética, pois na escolha do sêmen é importante atentar-se aos aprumos dos animais (pernas e pés).

Outra causa importante é o tipo de piso das propriedades rurais. Se for de terra, ocorre facilmente a formação de lama ou barro e isso dificulta a atividade no período chuvoso. E quando há umidade no local acaba piorando o problema, porque acaba amolecendo as lâminas do casco, deixando o animal predisposto à traumatismos.

Quando o piso é de cimento ou de pedra esses cascos estão sujeitos a maiores deformidades, já que com a movimentação do dia a dia o concreto lixa o casco com mais facilidade, fazendo com que fique desigual. As medidas do casco e, consequentemente o pisar da vaca fica torto, causando problemas locomotores inferiores e até articulares.

De acordo com um levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, a alta incidência das doenças de cascos dá-se principalmente em propriedades com ausência de assistência técnica e sem nenhum tipo de manejo sanitário, alimentar e reprodutivo dos animais.

Saiba mais no artigo completo no blog da FUNDAÇÃO ROGE:

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com