Como fazer confinamento de animais? Veja as melhores práticas para o gado

PARTILHAR
confinamento gado nelore no iz de sertaozinho
Foto: Marcio Peruchi

Diversas vantagens, se destacam a estratégia de permitir a aceleração do crescimento bovino e a retirada dos animais mais pesados do campo na seca

Você quer saber mais sobre o confinamento de animais, mas está perdido? Saiba que o Blog My Pet, do Folha Go, tem a solução para você! Afinal, dicas boas merecem ser compartilhadas, não é mesmo?

Além disso, sabemos que o confinamento influencia diretamente na carne de qualidade do seu gado de corte, e isso não pode ser deixado em segundo plano. Então, se eu fosse você, já corria para ler a matéria completa com papel e caneta na mão para não esquecer nada!Publicidade

Confinamento de animais, o que eu devo saber?

Primeiramente, você deve saber que o confinamento de animais é um sistema que visa garantir a qualidade da carne do gado de corte, pois eles ficam sendo monitorados com relação à água e comida, por exemplo, para que tudo seja do bom e do melhor. Este processo, geralmente, é feito na fase que chamamos de engorda, mas também pode ser feito em outras etapas.

Ademais, segundo uma pesquisa da Embrapa, de 27 de dezembro de 2021, os índices de aumento do gado de corte são constantes, isto é, este agronegócio está cada vez mais sendo levado em conta e deve ser feito com as técnicas corretas.Publicidade

Quais são as vantagens?

Dessa forma, dentre as mais diversas vantagens, se destacam a estratégia de permitir a aceleração do crescimento bovino e a retirada dos animais mais pesados do campo durante o período de seca.

Assim, é possível diminuir a quantidade de gado no pasto, reduz as despesas com reformas de pastagens e consegue reservar os espaços para outras categorias. Viu só? Você realmente precisa saber mais sobre o confinamento de animais!

Afinal, como fazer?

Por fim, a dúvida que não quer calar: como fazer este confinamento de animais? Bom, não é muito difícil, mas algumas dicas são essenciais, como: selecionar o gado de corte que ficará confinado. Isso deve ser analisado segundo os seus padrões, mas é sempre bom que ele já esteja na fase de engorda.

Um outro fator é escolher o local, pois ele deve ser espaçoso, limpo, arejado e com cochos para a água e comida. A dieta deve ser balanceada e, se preciso, incluir suplementação nas alimentações diárias. Em geral, o que mais conta é o bem-estar do seu gado, combinado?

Mas nos conte aí nos comentários: você sabia que era tão simples assim um confinamento de animais e suas vantagens?

Fonte: Folha GO

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com