Concurso leiteiro no Sul tem vaca espantada com festa

Concurso leiteiro no Sul tem vaca espantada com festa

PARTILHAR
Foto: Nestor Tipa Júnior / Divulgação

Produtor estreante vence nas duas categorias do concurso leiteiro da raça holandesa; animais da Granja Bazzotti participaram pela primeira vez da feira

O Concurso Leiteiro promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) na Expointer Digital 2020, ocorrido nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, elegeu como vencedores nas categorias Vaca Adulta e Vaca Jovem, animais de um mesmo produtor. Mateus Guilherme Bazzotti, da Granja Bazzotti, de Ponte Preta (RS), participou pela primeira vez da feira e é novo associado da entidade.

O evento culminou com o já tradicional banho nos ganhadores, mas que desta vez no lugar do leite teve confete. Conforme o presidente da Gadolando, Marcos Tang, a decisão foi uma surpresa para os participantes e ocorreu devido ao protocolo sanitário elaborado para o evento deste ano. “O banho de confete não tira a glória dos nossos ganhadores, mas visa preservá-los. Tivemos este cuidado para que eles não ficassem muito tempo com a máscara molhada, já que poderiam demorar para conseguir trocar de roupa em função das entrevistas e cumprimentos”, explicou.

Foto: Nestor Tipa Júnior / Divulgação

Tang afirmou estar muito feliz com o resultado que, segundo ele, comprova a sua afirmação de que a raça holandesa é profissional em diferentes recantos. “Um produtor novo, nosso associado, vence nas duas categorias do Concurso Leiteiro com cifras dignas, o que nos orgulha muito”, ressaltou, lembrando que estas cifras são reais. “A vaca faz a ingestão dos alimentos de forma voluntária, sem estímulos, e transforma o que come em leite. São verdadeiras máquinas de produzir que dão renda e sustentam as nossas famílias produtoras de leite”, observou.

A vaca campeã Adulta do box 326, com o nome Santa Clara Bazzotti 352 Garrett, produziu 76,70 quilos de leite durante as cinco coletas acompanhadas nas ordenhas da competição. Já a vaca campeã Jovem, com 75,85 quilos de leite, foi a do box 314, nomeada Santa Clara Bazzotti 491 Josuper. Mateus se emocionou com a conquista. “É uma vitória muito importante porque trabalhamos para chegar até aqui. Nada é em vão, foi bastante sofrido mas a vitória veio graças a Deus”, declarou.

Janaína Bazzotti, também proprietária da Granja Bazzotti, salientou que as vacas foram muito bem cuidadas. “Há muitos anos que a família vem trabalhando com melhoramento genético, com reprodução, e ver que um animal que nasceu na nossa propriedade agora é campeão, é muito bom’, destacou.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.