Rei do ovo: Conheça a maior granja de ovos da América Latina

Rei do ovo: Conheça a maior granja de ovos da América Latina

PARTILHAR

Maior granja de ovos da América do Sul dá liberdade às galinhas; Leandro Pinto, fundador do grupo Mantiqueira possuí 11 milhões de aves na sua empresa!

Leandro Pinto começou a empreender desde cedo – e enfrentou decepção atrás de decepção. Mas, para o natural do interior de Minas Gerais, quebrar foi um dos melhores acontecimentos da sua vida. Conheça a maior granja de ovos da América Latina.

Isso porque a falência abriu a oportunidade de começar um novo negócio: uma granja alugada, com 30 mil galinhas. O espaço seria o primeiro da Granja Mantiqueira, que hoje possui 2.200 funcionários e 11,5 milhões de galinhas.

A granja é a maior do Brasil e a 12ª do mundo, nas palavras do próprio fundador.

Em outubro de 1987, o empreendedor recebeu uma proposta de alugar uma granja e comprar 30 mil galinhas, já que seu dono havia sofrido um enfarte e não poderia mais tocar o negócio. Pinto tinha um caminhão financiado e deu o veículo em troca dos animais e do primeiro aluguel. O tempo passou e entre as dificuldades e oportunidades, ele conseguiu crescer a empresa.

A Granja Mantiqueira iniciou suas atividades no final dos anos 80, na cidade de Itanhandu (MG), com apenas 30 mil galinhas.

A Mantiqueira representa um divisor de águas na avicultura brasileira.

Com sua produção de ovos iniciada com 30 mil galinhas em uma granja alugada, a Mantiqueira sempre buscou inovar e crescer com foco na qualidade de seus produtos.

Um grande salto no seguimento de ovos no Brasil foi quando trouxe a inovação já existente nos países da Europa para o Brasil, tornando-se a primeira granja automatizada no país.

No ano de 2000, Carlos Cunha, ex dono de uma rede de supermercados com forte tradição no varejo do Rio de Janeiro, se tornou sócio da Mantiqueira, o que influenciou no crescimento da empresa, assim como na abertura de novos mercados.

Outra grande expansão da empresa teve início em 2008, quando os sócios decidiram construir uma unidade na cidade de Primavera do Leste, no Mato Grosso, unidade esta que aloja 6 milhões de galinhas e é a maior do País.

Com o crescimento da produção de ovos, a Empresa também passou a expandir suas operações em outros segmentos como:

  • Agricultura;
  • Pecuária;
  • Armazenagem;
  • Produção do condicionador de solos Solobom.

Atualmente o Grupo conta com 2.300 colaboradores, e atua com tecnologia de ponta para garantir a mais alta qualidade e limpeza dos ovos, que não são tocados por mãos humanas desde o momento em que a galinha os bota, até quando chegam às gôndolas dos mercados.

A Mantiqueira é responsável pela maior produção de ovos da América do Sul, com 11,5 milhões de galinhas em suas quatro unidades: duas em Minas Gerais, uma no Mato Grosso e uma no Rio de Janeiro onde são produzidos os Happy Eggs®, ovos de galinhas criadas livres de gaiolas.

Mais de 20 anos depois de importar a tecnologia e  robotizar a avicultura de postura, decidiu entrar num mercado em que o moderno é usar menos equipamentos, mais gente e gerar conforto para as aves poedeiras. É a chamada criação de “galinhas felizes”, porque os animais ficam livres das minúsculas gaiolas presentes no sistema convencional, que predomina nas granjas brasileiras.

Conheça o Grupo Mantiqueira

Da produção de ovos, a gigante no setor avícola, se tornou também uma gigante da pecuária de corte, produção de insumos e muito mais!

Galeria de imagens do Grupo Mantiqueira, a maior granja de ovos

Consumo de ovos no Brasil

Em 2019 cada brasileiro consumiu em média 230 ovos, alcançando pela primeira vez na história a média mundial do consumo dessa proteína. No ano passado, a produção de ovos no Brasil teve um crescimento de 10%, totalizando mais de 49 bilhões de unidades. Isso quer dizer que o país produz nada menos que 1,5 mil ovos por segundo.

E o mercado está fervendo. Para 2020, a expectativa é consumir cerca de 240 ovos/per capita. E não é o preço da carne o principal fator para o aumento no consumo, mas sim a informação.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com