Confira onde terá chuva neste final de semana

PARTILHAR
chuva no campo
Foto: Divulgação

Tempo bastante carregado com pancadas de chuva a qualquer hora em vários estados brasileiros; sol também aparece Veja a previsão do tempo!

O final de semana chega com previsão de chuvas espalhadas por todo Brasil. Nuvens carregadas se formam em importantes áreas de produção agrícola e de acordo com as previsões da Climatempo, a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera e a grande disponibilidade de ar quente e úmido favorecem as chuvas. Para a região Sul do Brasil, a consultoria destaca a formação de um ciclone extratropical.

“Uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai e dá origem a um ciclone extratropical, que vai passar o dia na costa gaúcha”, afirma a previsão. O ciclone tem como característica levar rajadas de ventos que podem ultrapassar os 100km/h. 

No fim de semana, o tempo deve ficar firme e o sol predomina a metade leste de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, noroeste do Rio Grande do Sul e parte do Rio de Janeiro devido ao avanço de uma massa de ar seco. A umidade do ar pode atingir valores críticos. O sol deve aparecer na maior parte do país, mas podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas ao longo do dia no Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Minas Gerais.

Segundo a previsão do tempo, temporais podem se intensificar em parte de Minas Gerais, Goiás, Bahia e Tocantins por conta de um cavado bastante intenso associado a passagem da frente fria.

No domingo (28), um cavado se forma no oeste do Rio Grande do Sul, e uma região de baixa pressão começa a se desenvolver próxima ao estado, aumentando a nebulosidade com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas a qualquer hora do dia na metade sul do estado.

A condição de chuva persiste no Centro-Oeste do Brasil e nuvens se formam em todos estados da região. Os maiores volumes continuam sendo esperados para o noroeste do Mato Grosso. Já no Matopiba, a previsão mantém a condição de chuva no Tocantins, Maranhão e pontos isolados do Piauí, porém com volumes mais baixos quando comparados com as demais áreas do Brasil.

Sábado, 27 de novembro

Sul

O sol aparece por tempo integral nos três estados da Região e não há condições para chuva. No nordeste do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina, algumas nuvens passam, mas não chove. Tempo firme nas três capitais do Sul do Brasil.

Sudeste 

Há risco de temporais no estado de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo neste sábado. No nordeste de São Paulo e norte de Minas Gerais, sol, com variação de nuvens e pancadas de chuva com risco de trovoadas. Apesar da nebulosidade, não chove nas demais áreas da Região.

Centro-Oeste 

O sol brilha forte sobre a maior parte de Mato Grosso do Sul neste sábado e não chove. Em Góias e no Distrito Federal sol, muitas nuvens e chuva a qualquer momento. No estado de Mato Grosso, o sol aparece ao longo do dia e as pancadas ocorrem a partir da tarde com risco de trovoadas.

Nordeste 

Sol com pancadas de chuva no norte do Maranhão, Piauí e na maior parte da Bahia. No sul dos três estados a chuva acontece a qualquer momento. Chuva rápida e passageira no estado do Ceará e por toda a costa leste do Nordeste. Tempo firme no oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Norte

Sol com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora no norte do Amazonas, leste do Pará, sul de Roraima, leste do Acre e na maior parte do centro-norte de Rondônia. No Tocantins, Amapá e nas demais áreas da
região, sol com pancadas de chuva a partir da tarde.

Domingo, 28 de novembro

Sul

Uma nova área de baixa pressão se forma no Uruguai e até o fim do dia leva chuva com trovoadas e chance de granizo para o Rio Grande do Sul. Chove também no oeste de Santa Catarina e do Paraná com risco de trovoadas. Tempo firme desde o norte do Rio Grande do Sul até o interior do Paraná.

Sudeste 

Tempo bastante carregado com pancadas de chuva a qualquer hora no norte de Minas Gerais. O sol volta predominar e não chove no leste de São Paulo. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e interior de São Paulo, e oeste de Minas Gerais, sol com pancadas de chuva e risco de trovoadas.

Centro-Oeste 

O sol aparece na maior parte do dia, mas a partir da tarde as nuvens aumentam e chove em todos os estados, de forma isolada e com trovoadas. Mesmo com previsão de chuva o tempo abafado em todos os estados.

Nordeste 

O céu fica cheio de nuvens a chuva vai e vem ao longo do dia na maior parte da Bahia. No Maranhão e no Piauí, sol intercalando pancadas de chuva com risco de trovoadas. O sol aparece e chove de forma passageira no Ceará e na costa leste da Região.

Norte

O tempo instável continua em todos os estados do Norte. O sol aparece entre uma chuva e outra e onde as pancadas ocorrerem, podem ser intensas. Os temporais mais intensos devem ocorrer no Tocantins, no Amazonas e no Amapá.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com