Nova raça pode mudar a pecuária de corte, vídeo!

PARTILHAR

A nova raça que chega ao Brasil, país com maior rebanho comercial do mundo, é fruto de vários cruzamentos e pode agregar lucratividade ao sistema!

A novidade chegou essa semana, uma nova raça bovina voltada à produção de carne acaba de desembarcar no Brasil. Uma raça adaptada, já habita os rebanhos bovinos pelo mundo e tem grande adaptação para a nossa pecuária de corte. Lembrando que ela pode mudar o cenário nacional para muitos pecuaristas. Conheça a nova raça que chegou ao país!

Inédita entre criatórios brasileiros, a Speckle Park, conhecida como “a raça que deu sorte” deve trazer grandes inovações na pecuária e é fruto do cruzamento de grandes raças. Ela terá seus registros genealógicos operacionalizados pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC).

Mostrando para o setor pecuário que é uma oportunidade de agregar valor e desenvolver uma nova raça de corte. Já existem 6 pecuaristas interessados em importar o material genético e dar início à criação do Speckle Park no país.

A “sorte” foi citada pelos australianos por conta da dificuldade de encontrar a composição ideal para o Speckle Park, cujo sangue vem do cruzamento de sete raças e, esses cruzamentos, acabam trazendo grandes vantagens ao animal.

Speckle Park foi criado na província de Saskatchewan, Canadá, seu rebanho foi expandido para os EUA, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Reino Unido.
Entre as características da raça está a qualidade da carne, embora não seja reconhecida pelo alto grau de marmoreio, porém é um animal muito adaptado ao desenvolvimento a pasto, fato que favorece o pecuarista brasileiro.

Na Austrália tem muitas raças britânicas e esses estudos mostram que ele é de 8 a 10% mais rentável em termos de aproveitamento de carcaça. Além disso, ele dá um alto rendimento de carcaça.

“Ele não é muito alto, mas é extremamente forte. É um gado que lá na Austrália existem alguns estudos que classifica de “Speckle 8”.

Os animais têm, em sua maioria, pelagem branca e preta e são extremamente dóceis. Segundo o sócio-diretor da empresa Speckle Park Brasil — criada para fomentar o uso da raça no país —, Ricardo Monteiro, o grande diferencial dos animais é o alto rendimento de carcaça e o sabor da carne, que apresenta características como maciez e suculência.

Na Austrália, conforme citou Monteiro, a raça já faz relativo sucesso. Em um leilão feito recentemente, o touro Paper Boy – cuja expectativa sobre valor de mercado era de 20 mil dólares australianos – foi vendido por 60 mil dólares australianos, ou cerca de R$ 240.000,00.

Touro Paper Boy, da raça Speckle Park, superou as expectativas de valor em leilão na Austrália.

Confira algumas fotos dos animais da raça Speckle Park

gado da raca sperkle park
Foto: Divulgação
touro da raca speckle park 3
Foto: JAD Speckle Park
Speckle Park - bezerro
Foto: JAD Speckle Park
touro da raca speckle park 2
Foto: JAD Speckle Park

Suas principais características são:

  • Maioria de pelagem branca e preta 
  • Extremamente dóceis
  • Alto rendimento de carcaça
  • Carne macia e suculenta 

Possivelmente em breve será criada uma associação para representar os criadores no Brasil e assim garantir o controle, promoção e divulgação da raça Speckle Park. Por acreditar que o rebanho será bem desenvolvido em clima tropical, cruzamentos com Nelore e Angus são preconizados.

Já que esses animais possuem adaptabilidade comprovada na Austrália, onde a variação de temperatura é intensa.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com