PARTILHAR

Os dez maiores confinamentos do Brasil, juntos, possuem uma capacidade estática para produzir quase 500 mil cabeças de gado, conheça os detalhes!

O sistema de confinamento é de grande importância para a pecuária nacional, permitindo o aumento de produtividade em menor espaço de tempo e área, além da rapidez no giro do capital e qualidade de acabamento dos animais. Confira agora os TOP 10 maiores confinamentos do Brasil!

Com um rebanho de mais de 213 milhões de cabeças de gado, o maior rebanho comercial do mundo, não há como discutir que a maior parte é criada a pasto, ponto forte da pecuária nacional, grande vantagem do clima predominante no país. Entretanto, a utilização do confinamento vem crescendo a cada dia e, segundo levantamento, cerca de quase 6 milhões de cabeças são terminadas neste sistema por ano.

Sendo assim, imagine que os TOP 10, juntos, possuem uma capacidade estática de quase 500 mil cabeças de gado, ou seja, se fizerem três giros de engorda no ano, eles representam quase 1,5 milhão de cabeças terminadas no sistema de confinamento!

Distribuídos pelo Brasil, os maiores confinamentos, estão localizados na maior parte no Centro Oeste, região que é considerada um verdadeiro celeiro do país. Com grande concentração na produção de grãos, a disponibilidade de insumos se torna fundamental para o sucesso dessas plantas de engorda e terminação de bovinos.

Segundo os dados copilados pela equipe do Compre Rural, cerca de 50% dos animais confinados pelos TOP 10 maiores confinamentos do Brasil, estão localizados no estados de Goiás, seguido por São Paulo e Mato Grosso. Em Goiás, existe uma grande disponibilidade de animais para reposição.

A utilização do confinamento está se tornando, a cada dia, uma das técnicas mais utilizadas para garantir a intensificação na produção de carne, garantindo maior produtividade em menor área e tempo. A tecnologia utilizada, aliada ao melhoramento genético, fizeram com que o Brasil pudesse reduzir a sua idade ao abate de 5 anos para 22 a 30 meses de idade.

Confira a lista dos TOP 10 Maiores Confinamentos do brasil

Elaborado pela Equipe Compre Rural

A equipe do Compre Rural projeta um número menor de animais confinados em 2020, quando comparado ao ano anterior de 2019. A pecuária de corte do Brasil registrou 5,26 milhões de bovinos confinados em 2019. O dado é do Censo de Confinamento DSM 2019. Entretanto, o cenário de menor disponibilidade de animais para reposição, devido ao maior abate de fêmeas nos últimos anos, atrelado ao aumento do custo de produção deste ano, trouxe uma menor intenção no primeiro giro do confinamento.

Diante disso, apesar de termos um grande volume de animais confinados, o valor deve ficar abaixo das 6 milhões de cabeças que eram esperadas, segundo informa a equipe do Compre Rural.

Confinamento é para quem é grande?

Com toda certeza que não! A técnica pode ser utilizada pelos pequenos, médios e grandes produtores. Se olharmos os dados acima, os TOP 10 maiores confinamentos, representam menos de um terço do que é terminado em confinamento, indicando que o restante é proveniente de confinamentos menores.

Além disso, para aqueles produtores que não possuem ou não tem intenção de investir nessa estrutura e gestão, a utilização dos chamados BOITEL, são uma excelente opção. Um grande exemplo disso é o Boitel da VFL Brasil, o melhor Boitel do estado de Goiás, um projeto que se confirmou como maior parceiro do pecuarista. Clique aqui para saber mais!

Sendo assim, para você que quer terminar seus animais em confinamento, mas não sabem como começar o planejamento, aproveite o curso sobre confinamento clicando aqui!

Conheça alguns dos TOP 10 maiores confinamentos do Brasil

Quer iniciar o seu confinamento com apenas 20 cabeças de gado, de forma barata, eficiente e lucrativa? Acesse o link abaixo!

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com