Conheça a “Lenda da Pecuária”, o homem de 1 milhão de bois; Vídeo

Xandy Negrão, a lenda da pecuária, se destacava como um dos homens mais ricos do Brasil e, além de pecuarista, era empresário industrial. A frente da Fazenda Conforto, ele ficou conhecido como o homem de 1 milhão de bovinos.

Em 1995, Alexandre Funari Negrão, ou Xandy Negrão – como ficou conhecido -, começou suas atividades na bovinocultura de corte pela Fazenda Conforto, em Nova Crixás (GO). A Fazenda, é conhecida por um notável projeto de criação intensiva de bovinos de corte, destacando-se por escala e qualidade. É considerado como um dos maiores confinamentos do Brasil. A frente da Fazenda Conforto, Xandy ficou conhecido como a lenda da pecuária, o homem de 1 milhão de bovinos.

O empresário Xandy Negrão, um pecuarista, ex-piloto da Stock Car, empresário e fundador de um dos maiores laboratórios de medicamentos do Brasil, falecido no último dia 24 de maio deste ano, mas o seu legado ficou marcado na história da pecuária brasileira. Seu projeto agropecuário é um verdadeiro exemplo de sustentabilidade, produtividade, tecnologia e gestão empresarial com foco nos resultados.

A Conforto fica nas margens da rodovia GO-164, chamada Estrada dos Bois, por um motivo óbvio: a região tem DNA boiadeiro. A estrada margeia, já do lado de dentro, o vale do Rio Araguaia que divide Goiás e Mato Grosso. “Resolvi andar por esse Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul atrás de uma fazenda e acabei vindo parar aqui na Conforto. Você sabe que terra a gente tem uma ligação com a gente. Quando você chega no lugar, você tem uma energia que combina e assim foi”, disse Negrão durante reportagem.

Assim como na Stock Car, o empresário fez questão de turbinar sua produção no campo e adotou as principais tecnologias disponíveis no mercado para transformar a Conforto em uma referência na gestão do agronegócio. Mas, além da fazenda, o último grande projeto de Negrão foi a Aeris Energy, uma fabricante brasileira de pás para geradores de energia eólica. Fundada em 2010, atua em uma localização estratégica no Nordeste brasileiro. A empresa é mais uma prova que o pecuarista sempre teve um olhar à frente do seu tempo.

“Em 2009, saiu uma pesquisa da BeefPoint e nós éramos o quinto confinamento do Brasil. Ele leu e me ligou em seguida: ‘Nós não estamos nem no pódio’. Já fazendo a comparação entre a pecuária com esporte. Em 2012, nós nos tornamos o maior confinamento do Brasil e ganhamos por cinco anos consecutivos o prêmio Nelson Pineda”, conta Cláudio Braga, diretor de agronegócio da Fazenda Conforto, em documentário feito pelo Canal Rural.

Xandy Negrão, faleceu com 70 anos após batalha contra um câncer. Negrão partiu e deixará aos herdeiros um dos um dos maiores confinamentos de gado de corte do Brasil, a Fazenda Conforto, em Nova Crixás. Além disso, o seu legado é indiscutível e transcende qualquer marco na pecuária brasileira, mostrando ao mundo que o país não é apenas dono do maior rebanho bovino comercial, mas também capaz de produzir com sustentabilidade e tecnologia.

Confinamento da Fazenda Conforto

A Fazenda Conforto, é um dos mais formidáveis projetos de pecuária intensiva do país, tanto em qualidade quanto em quantidade. Considerado o maior confinamento do Brasil, ele representa o tamanho e força que a pecuária nacional possui, e foi comandado pela lenda da pecuária Xandy Negrão.

Nasceu em 1996 com atividades de recria e engorda de bois. Na busca por uma alta performance no negócio, no ano de 2006, com o crescimento da demanda, teve início o sistema de confinamento da Fazenda Conforto. A Fazenda já abateu – ao longo da sua história – mais de 1 milhão de bois em 17 anos de operação. Em outras palavras, ela produziu carne suficiente para alimentar 6,5 milhões de pessoas durante 1 ano! Comendo carne todo dia!!!

Com uma área de 12.042 hectares, a Fazenda Conforto, conta com 1.800 hectares de área irrigada, 4.430 hectares de área modulada, um confinamento com capacidade estática de 62.000 animais além de manter preservada seus 2.408 hectares de Reserva Legal. Números impressionantes!

A fazenda possui no total, mais de 70 mil cabeças de gado, contando com a recria. Com 2,5 giros por ano, a propriedade atinge cerca de 150 mil animais confinados para abate, chegando a um faturamento anual por volta de R$ 160 milhões de reais.

O equilíbrio perfeito entre produção de carne e meio ambiente!

A fazenda possui um sistema de recria e engorda, quase que como em um “berçário”, a bezerrada chega da desmama e vai direto para as áreas de pastagens de qualidade da fazenda. Os piquetes são todos divididos, adubados, e os jovens animais já são levemente suplementados, o que serve para potencializar o desenvolvimento do gado.

Tais credenciais fazem da Conforto a maior fazenda de confinamento de gado do Brasil fora das mãos dos grandes frigoríficos.

A fazenda possui um trabalho de engorda de bois no cocho durante todos os meses do ano, ou seja, na seca e nas águas. Para isso a fazenda investiu na estrutura colocando cobertura em toda as áreas de cocho do confinamento. Os currais possuem, ainda, o sistema de aspersão para evitar a formação de poeira, permitindo maior conforto e bem-estar animal.

A fim de otimizar a conversão alimentar dos bovinos, a Fazenda Conforto conta com uma tecnologia inovadora: o floculador de grãos; que eleva a biodisponibilidade energética dos grãos e, assim, a capacidade de conversão alimentar é maior se comparada a sistemas que utilizam grãos moídos na ração.

As principais inovações que a Fazenda dispõe atualmente são:

1) Ultrassonografia de Carcaça
2) Floculador de Grãos
3) Software de Gerenciamento de Rastreabilidade Bovina
4) Sistema de pastejo rotacionado irrigado via pivô central
5) Sistema de pastejo rotacionado em sequeiro
6) Curral Anti-Stress

Xandy Negrão
Foto: Divulgação
Xandy Negrão
Xandy Negrão
Foto Divulgação
Xandy Negrão
Foto Divulgação
Xandy Negrão
Foto Divulgação

Xandy sempre teve uma preocupação muito grande com todas as variáveis que influenciavam a produtividade do projeto de pecuária, desde os colaboradores até a questão do meio ambiente. O aspecto de sustentabilidade que todo mundo prega hoje, foi – de modo visionário – implementado por Xandy há muito tempo.

Enquanto piloto da Stock Car, Xandy Negrão fez história, conquistando quatro vice-campeonatos (1995, 1996, 1997, 1999), 21 vitórias, 23 poles positions e 59 pódios. Ele disputou 108 corridas e se aposentou da modalidade em 2002. Seu filho, Xandinho Negrão, seguiu seus passos e, hoje, compete na modalidade.

O Brasil e a agropecuária perderam um grande ser humano, agradecemos ao grande legado e história que ele deixou registrado na pecuária nacional, nossas condolências aos familiares.

Suplementação de proteína: O que saber antes de comprar

A ingestão diária de energia pode ser um fator limitante para o desempenho das vacas durante o pastejo de pastagens de inverno. À medida que as forragens avançam nos estágios de maturidade, há um suprimento inadequado de proteína bruta, o que efetivamente limita a ingestão de energia e a própria ingestão geral. A ingestão diminui…

Continue Reading Suplementação de proteína: O que saber antes de comprar

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM