Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Cresce procura por avaliação de touros jovens

Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens 2019 da ABCZ (PNAT): Número de animais inscritos supera em mais de 50% com relação a 2018.

A partir desta quarta-feira (24), começa a recepção dos animais que vão participar da 10ª edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), nas dependências das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). A recepção vai até 30 de abril e continua nos dias 6 e 7 de maio.

Segundo o gerente de melhoramento genético da ABCZ, Lauro Fraga, o número de animais inscritos este ano supera em mais de 50% quando comparado a 2018. “No ano passado, foram 115 animais participantes das raças Nelore, Tabapuã, Brahman e Sindi. Até o momento, temos 183 inscrições: 143 de Nelore, 18 Tabapuã, 16 Brahman e seis Sindi. Houve crescimento na participação de todas as raças inscritas em 2018”. Mais de 80 criadores, das cinco regiões brasileiras, marcam presença no PNAT e cada um pôde inscrever até três animais.

Até o momento, temos 183 inscrições: 143 de Nelore, 18 Tabapuã, 16 Brahman e seis Sindi.

O período de adaptação dos touros começa em 8 de maio e terá prazo de 21 dias. Os testes ocorrerão durante 70 dias. “Desde 2017, temos o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), que tem a função de mensurar o ganho de peso, o consumo alimentar residual e a qualidade de carcaça dos animais”, explica o gerente.

Após o TDEA, 50% desses animais serão classificados para a ExpoGenética 2019, que acontece em agosto. Eles serão submetidos à análise e aprovação de criadores participantes do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), técnicos da área de ciências agrárias e técnicos da ABCZ. “Serão classificados até 15 touros da raça Nelore, 3 Brahman e Tapabuã, e até 2 Sindi. Esses animais irão para uma central de coleta de sêmen, onde o material será congelado e distribuído para rebanhos colaboradores do PMGZ”, finaliza Lauro.

Sobre o PNAT

O Programa, lançado em 2010, seleciona reprodutores entre 18 e 30 meses, cujas avaliações genéticas sejam positivas. Nas nove primeiras edições, foram distribuídas mais de 86 mil doses de sêmen.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM