Cresce procura por avaliação de touros jovens

Cresce procura por avaliação de touros jovens

PARTILHAR
avaliacao-touros-jovens
Foto: Compre Rural

Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens 2019 da ABCZ (PNAT): Número de animais inscritos supera em mais de 50% com relação a 2018.

A partir desta quarta-feira (24), começa a recepção dos animais que vão participar da 10ª edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), nas dependências das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). A recepção vai até 30 de abril e continua nos dias 6 e 7 de maio.

Segundo o gerente de melhoramento genético da ABCZ, Lauro Fraga, o número de animais inscritos este ano supera em mais de 50% quando comparado a 2018. “No ano passado, foram 115 animais participantes das raças Nelore, Tabapuã, Brahman e Sindi. Até o momento, temos 183 inscrições: 143 de Nelore, 18 Tabapuã, 16 Brahman e seis Sindi. Houve crescimento na participação de todas as raças inscritas em 2018”. Mais de 80 criadores, das cinco regiões brasileiras, marcam presença no PNAT e cada um pôde inscrever até três animais.

Até o momento, temos 183 inscrições: 143 de Nelore, 18 Tabapuã, 16 Brahman e seis Sindi.

O período de adaptação dos touros começa em 8 de maio e terá prazo de 21 dias. Os testes ocorrerão durante 70 dias. “Desde 2017, temos o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), que tem a função de mensurar o ganho de peso, o consumo alimentar residual e a qualidade de carcaça dos animais”, explica o gerente.

Após o TDEA, 50% desses animais serão classificados para a ExpoGenética 2019, que acontece em agosto. Eles serão submetidos à análise e aprovação de criadores participantes do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), técnicos da área de ciências agrárias e técnicos da ABCZ. “Serão classificados até 15 touros da raça Nelore, 3 Brahman e Tapabuã, e até 2 Sindi. Esses animais irão para uma central de coleta de sêmen, onde o material será congelado e distribuído para rebanhos colaboradores do PMGZ”, finaliza Lauro.

Sobre o PNAT

O Programa, lançado em 2010, seleciona reprodutores entre 18 e 30 meses, cujas avaliações genéticas sejam positivas. Nas nove primeiras edições, foram distribuídas mais de 86 mil doses de sêmen.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.