Desempenho do frango (vivo e abatido) na 49ª semana de 2022, segunda do mês de dezembro

É provável que, devido ao período do mês e sem mais as interrupções das negociações pelos jogos, o mercado se estabilize e não sofra novas baixas.

Na segunda semana de dezembro, 49ª de 2022, o frango abatido fechou o período com uma valorização de apenas meio por cento em relação ao fechamento da semana anterior. Além disso, comparativamente ao encerramento de novembro,  completou o primeiro decêndio com um incremento de não mais que 0,74%, índice substancialmente aquém dos registrados, por exemplo, em outubro e novembro, meses em que o valor alcançado no 10º dia do mês foi, respectivamente, 3,52% e 6,72% superior.

Em suma, aquele que, teoricamente, deveria ser um dos melhores momentos não apenas do mês, mas do ano, registrou melancólico desempenho, atribuído em parte às negociações truncadas da semana, devido aos jogos do Brasil.

Se isso for verdade, agora que – infelizmente – o País foi alijado da Copa, os negócios devem retornar à normalidade. Mesmo assim fica difícil contar com sensível reversão do mercado, pois, excetuado o fato desta ser a penúltima semana antes do Natal (o que deve proporcionar maior dinamismo nas vendas), entramos na segunda quinzena, período em que, independentemente das Festas, os preços refluem.

Mas se o desempenho do frango abatido foi melancólico, o da ave viva foi patético. Pois, contrariando a expectativa de estabilidade das cotações no restante do ano (situação observada em vários anos anteriores), a remuneração oferecida pelo produto simplesmente despencou, já que nos seis dias de negócios da semana sofreu redução de 40 centavos. Ou seja: depois de encerrar a semana retrasada cotado a R$5,50/kg, o frango vivo chegou ao final da semana passada com um valor 7,27% menor – R$5,10/kg, mesmo valor registrado nos primeiros dias de março passado.

Note-se, no entanto, que as quedas registradas em nada alteraram as condições do mercado, que permaneceu semiparalisado e, por isso, sujeitando as poucas vendas realizadas a descontos sobre a cotação de referência.

É provável que, devido ao período do mês e sem mais as interrupções das negociações pelos jogos, o mercado se estabilize e não sofra novas baixas. Porém, fica difícil contar com alguma reversão da situação atual. Assim, o frango vivo tende a encerrar o último mês de 2022 com uma cotação superior apenas às de janeiro e fevereiro e com um incremento de não mais que 3% sobre dezembro do ano passado.

Fonte: Avisite

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM