Desmama bruta! Peso médio de bezerro atinge recorde no país

Dados levantados pela Esalq/CEPEA mostram que o peso médio dos bezerros de desmama atingiram preço recorde no primeiro semestre

Esse cenário evidencia que, apesar dos elevados custos de produção, o pecuarista brasileiro vem investindo em tecnologia ao longo dos últimos anos. E os resultados destes esforços vêm sendo observados pelo aumento na oferta de reposição e, sobretudo, pelo maior peso do bezer/Users/guilherm

Dados do Cepea mostram que o peso médio do animal de reposição (de 8 a 12 meses, Nelore, comercializado em Mato Grosso do Sul) neste ano (de janeiro a junho) está em 213,15 quilos por cabeça. Trata-se de um recorde, tanto considerando-se os seis primeiros meses de anos anteriores como também as médias anuais, desde fevereiro de 2000 (início da série do bezerro do Cepea).

Esse cenário evidencia que, apesar dos elevados custos de produção, o pecuarista brasileiro vem investindo em tecnologia ao longo dos últimos anos. E os resultados destes esforços vêm sendo observados pelo aumento na oferta de reposição e, sobretudo, pelo maior peso do bezerro.

A pecuária brasileira de corte vem passando por grandes mudanças e, por se tratar de um país com grande diferença entre as regiões produtoras, é preciso adequar a genética do gado, visando assim aproveitar a melhor adaptação ao meio inserido. Produzir animais precoces e cada vez mais pesados é fundamental para uma boa lucratividade. Diante disso, a busca para desmamar bezerros pesados continua.

Esse resulta na verdade é consequência de inúmeros fatores, as tecnologias empregadas no campo vieram pra ficar e estão contribuindo para esse crescimento do peso à desmama. Mas aqui podemos citar uma das técnicas que exemplificam esse momento da pecuária atual, técnica que na sua base fala sobre desmamar um bezerro de 210kg.

Você já ouviu falar do Boi 777? É um animal de corte criado a partir de técnicas que estimulam o seu ganho de peso, ajudando, assim, o produtor a aumentar a produtividade do seu rebanho. O trabalho começou em 2007 e foi ganhando consistência pelas mãos dos zootecnistas Gustavo Rezende Siqueira e Flávio Resende. Inclusive rendeu a publicação do livro “Entendendo o conceito do Boi 777“.

A fórmula para “construir” o boi consiste em engordar 7@ na desmama (210kg), 7@ na recria, 7@ na engorda e abater com 21@ até os 24 meses, aumentando em até 30% o lucro do produtor. Mais produtividade na pecuária já deixou de ser um diferencial e passou a ser palavra de ordem para quem atua no setor.

Preço do bezerro caiu no 1° semestre

O preço do bezerro no 1° semestre de 2022 de R$2.758,7 por cabeça ficou 5,7% abaixo do valor nominal praticado na primeira metade de 2021 (R$2.924,1).
Fonte: Dados do Cepea / adaptado por Farmnews

Indo na direção contrária ao recorde de peso, os preços do bezerro seguem em baixa, em valores nominais na primeira metade de 2022, apresentou queda frente ao valor médio praticado no mesmo período de 2021. Foi a primeira queda no período após 5 anos, já que a última vez que o valor nominal ficou abaixo da observada no mesmo período do ano anterior foi em 2017.

Mas vale salientar que essa queda em 2022 vem após 2 anos consecutivos de forte alta. Isso porque em 2020 o preço do bezerro no 1° semestre acumulou alta de 41,8% frente a 2019. Já em 2021 o bezerro acumulou ganho de 64,2% em relação ao valor dos primeiros 6 meses de 2020.

Pois é e é importante destacar que mesmo com o preço do bezerro em queda em 2022 os valores médios seguem mais que o dobro do praticado em 2019, por exemplo.

Com dados do Esalq/CEPEA, Farmnews e outras fontes

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM