
Como estamos nos aproximando da temporada de confinamentos, vamos abordar um pouco sobre os custos e o que pode ser trabalhado na estratégia comercial.
O final das águas se aproxima e é hora de dar início ao planejamento e estruturar o confinamento. O pecuarista já sentiu que as margens desse ano estão mais apertadas, isso é fato. Diante disso, como podemos nos planejar para poder garantir uma margem mais lucrativa? Para responder isso precisamos entender e trabalhar as estratégias comerciais.
O sucesso na atividade pecuária, principalmente no confinamento, está relacionada a três pilares: Saber comprar os animais, Saber comprar os insumos e Saber a hora de vender os animais. O pecuarista precisa saber fazer o dever de casa e também estar atento ao que acontece “fora da porteira”.
Tenho abordado esse assunto nos dois últimos artigos, onde falo sobre CONFINAMENTO: COMO CALCULAR PARA LUCRAR. Sendo assim, trazemos uma abordagem hoje do CEO da Agromove, Alberto Pessina, que nós mostra um pouco sobre como é importante utilizar ferramentas que possam ajudar o pecuarista a tomar a decisão de qual a melhor hora para negociar seus animais e insumos.
Segundo ele as margens estão mais apertadas, como supracitado, mas o pecuarista que consegue realizar as operações de compra dos animais e da ração na hora indicada pelo Pecuária de decisão, tem alcançado excelentes resultados.
Para ilustrar melhor o assunto, ele traz um gráfico para analisar o cenário. “Conforme observamos no gráfico abaixo, as Margens Brutas (Eficiência Comercial) no MT estão piores que jan/fev de 2018. Porém, melhores que os piores momentos de 2018. Os principais pontos que afetam esta piora nos resultados estão relacionados a uma relação desfavorável dos custos da ração e da reposição com o boi gordo” ressalta Pessina.
- Inauguração de confinamento reúne mais de 60 aeronaves no ‘coração do Agro’; vídeo
- Principais contas do confinamento: aprenda a calcular custos, rendimento e lucro por arroba
- Confina Brasil registra a força e a transformação da pecuária no Centro-Norte
- Grupo de confinamento lança trava de preço antecipada para blindar lucro do pecuarista
- Imea: intenção de confinamento em MT cresce 3,84% em 2025, para 926,8 mil cabeças
Gráfico 1. Elaborado pela Agromove, números referentes a MT.

Utilizar o confinamento é uma excelente estratégia para o pecuarista que deseja poupar terra e fazer um giro rápido de capital. Atrelado a isso, é possível produzir mais em uma menor área e, principalmente, em menor tempo.
“Confinar é uma arte que requer planejamento e sabedoria”
Thiago Pereira – Zootecnista
Veja as dicas no vídeo da AGROMOVE:
Quer saber qual o impacto do seu investimento em produtividade na sua lucratividade da sua fazenda? Qual o preço que precisa vender o seu boi para ganhar dinheiro na pecuária? Qual o risco, de na hora da venda, o preço do boi gordo cair?
Conheça mais sobre o PECUÁRIA DE DECISÃO e veja como ganhar mais com a sua atividade, cadastre seu e-mail abaixo:
[caldera_form id=”CF5c11245ead36e”]