Empresa Nortel, desenvolveu uma solução de irrigação de luz para pivôs, garantindo uma suplementação luminosa que garante aumento de produtividade; Tecnologia já está em uso na Fazenda Conforto, propriedade que abrange mais de 12.000 hectares
Referência nacional na distribuição de suprimentos para Manutenção, Reparo e Operação (MRO), a Nortel – empresa que faz parte do Grupo Sonepar – marcou presença no “Agro-LED: I Workshop sobre Iluminação Artificial no Brasil”. Durante o evento, a distribuidora apresentou a sua nova solução de suplementação luminosa para uso no campo, trazendo dados coletados ao longo dos últimos anos em aplicações experimentais na soja e no milho. A solução de suplementação luminosa já está sendo aplicada na Fazenda Conforto, empresa goiana de criação de gado, inovadora e pautada pelo uso de tecnologias e análise de dados.
A empresa enfatizou os notáveis ganhos de produtividade e a capacidade de contribuir para a redução do consumo de água e insumos químicos. O CEO da Nortel, Marcos Rocha, expressou a visão de estarem construindo uma nova era na produção agrícola brasileira. “Nós acreditamos muito que estamos construindo o segundo andar da produção agrícola no Brasil.”, explica Marcos Rocha.
O workshop teve o objetivo de apresentar soluções e técnicas de iluminação artificial que podem aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos cultivados em áreas fechadas e também em campo aberto.
O projeto de suplementação luminosa resultou de uma parceria entre Nortel, ESALQ/USP e Philips (Signify), culminando no desenvolvimento de uma luminária especializada para aplicações agrícolas em cultivos a céu aberto. Em testes, foi confirmado o aumento da produtividade vegetal por meio da suplementação luminosa, destacando-se pela eficácia no incremento da produção de grãos sem comprometer nutrientes e características naturais.
O sucesso da solução reside na sua capacidade de identificar os comprimentos de onda ideais para cada tipo de plantação
“Em vários testes, já foi confirmado o aumento da produtividade das plantas por meio da suplementação luminosa, com alta efetividade de incremento e maior produtividade de grãos sem perda de nutrientes e características naturais”, acrescenta o CEO.
O sucesso da solução reside na sua capacidade de identificar os comprimentos de onda ideais para cada tipo de plantação, utilizando luminárias específicas para prolongar a fotossíntese noturna e potencializar a produção. “Essa conjunção de fatores trouxe, em experimentos controlados, ganhos de mais 30% na produtividade”.
A solução de suplementação luminosa, desenvolvida em parceria pela Nortel, ESALQ/USP, e Philips (Signify), já está em uso na Fazenda Conforto, uma empresa inovadora de criação de gado em Goiás. A propriedade, que abrange mais de 12.000 hectares, com 1.800 hectares irrigados, utiliza a tecnologia na produção rotacionada de soja, milho e capim para pastejo, seguindo a estratégia de Integração Lavoura-Pecuária (ILP).
Segundo Sérgio Pellizzer, CEO da Fazenda Conforto, a implementação da suplementação luminosa será benéfica, especialmente para o milho, devido às características da região. “A implementação da suplementação luminosa na área só trará ganhos, será positiva para a soja e principalmente para o milho, em função das características da região”.
A Nortel e a Fazenda Conforto são empresas líderes em seus segmentos de negócio e pela primeira vez trabalham juntas em prol do desenvolvimento do agronegócio brasileiro.
“O futuro do agronegócio se baseia na biodiversidade e no investimento em novas tecnologias que podem ajudar a terra e o solo. Essa solução que a Nortel está trazendo com certeza vai ao encontro disso”, comenta Pellizzer.
Soluções Nortel para o agronegócio
Sendo muitas vezes uma base estrutural para diversos outros ramos do mercado, o agronegócio ocupará cada vez mais espaço no radar dos grandes destaques de inovação para os próximos anos. Para acompanhar esse movimento, é preciso que os produtores e gestores estejam atentos para identificar quais caminhos seguir, com o auxílio de bons profissionais, bons equipamentos e visão de mercado aprimorada.
Com mais de 50 anos de história no mercado de materiais elétricos, automação e iluminação, a Nortel se consolida como uma empresa em busca de constante inovação. Por isso, em parceria com a Signify (Philips) e a Esalq/USP, desenvolvemos uma solução de suplementação luminosa, de irrigação de luz para pivôs, para agricultura extensiva.
Com foco no aumento da produtividade e sustentabilidade, o agricultor poderá reduzir o uso de outros insumos por unidade de produção, contribuindo para uma agricultura otimizada e sustentável. Contamos com uma equipe de profissionais especializados e um portfólio de produtos modernos, tecnológicos e prontos para transformar negócios para o futuro.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Mesmo com tarifas, EUA continuam sendo principal destino, com crescimento de 2,8% em valor; países como Peru, Paraguai, Japão e México se destacam.
Continue Reading Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Câmara aprova regulamentação da reforma tributária com regras para IBS
Segundo Benevides Filho, a proposta alinha incentivos, padroniza interpretações da norma e reduz custos tributários ocultos na produção.
Continue Reading Câmara aprova regulamentação da reforma tributária com regras para IBS
É prematuro assinar acordo Mercosul-UE sem garantias a setor agrícola, diz Meloni
Em discurso à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 17, Meloni disse que a Itália sempre viu a iniciativa com interesse.
Continue Reading É prematuro assinar acordo Mercosul-UE sem garantias a setor agrícola, diz Meloni
Fundos reduzem aposta na alta da soja na CBOT na semana até 25 de novembro
A posição líquida comprada caiu de 233.477 lotes em 18 de novembro para 225.470 lotes, uma redução de 8.007 lotes, equivalente a 3,4%.
Continue Reading Fundos reduzem aposta na alta da soja na CBOT na semana até 25 de novembro
O que fazer agora na fazenda para aproveitar o próximo pico de preço do bezerro
Prepare sua fazenda para o próximo pico de preço do bezerro. Descubra estratégias de IATF, ajuste de ECC e manejo de seca para maximizar lucros na cria.
Continue Reading O que fazer agora na fazenda para aproveitar o próximo pico de preço do bezerro
Entenda por que não se deve consumir carne de bovinos que morreram atingidos por raio
Sem sangria e fora das normas do Ministério da Agricultura, a carne se deteriora rapidamente e deve ser descartada.





