Filho de Sansão, Ivã FIV de Brasília, conquista topo de sumário

Filho de Sansão, Ivã FIV de Brasília, conquista topo de sumário

PARTILHAR
Touro-gir-leiteiro-Ivã-FIV-de-Brasília-
Foto: Divulgação

Touro adquirido na Expozebu 2018, Ivã FIV de Brasília foi um investimento da Alta Genetics que deu certo, animais já possui excelentes resultados.

Ao longo desse tempo o touro despertou o interesse de muitos pecuaristas e se destacou por produzir filhas avaliadas em todo rebanho nacional. Fêmeas de altas lactações, além de forma leiteira extremamente evidente resultando em eficiência produtiva e reprodutiva.  

Um ano depois, na mesma feira onde tudo começou, a grande revelação do touro: Ivã FIV de Brasília sagrou-se o melhor touro Gir Leiteiro do mundo. A notícia veio com a divulgação do 27° grupo de touros gir, apresentado pelo Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), uma parceria da EMBRAPA Gado de Leite com a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL). 

Ivã é filho de C.A. Sansão na Nascente TE de Brasília, que vai Caju de Brasília na famosa Ginger de Brasília, com lactação de 10.016 kg e valor genético de 2.157,1 kg. Nascente também é de Soja de Brasília e Ameixa de Brasília, importantes fêmeas que comprovam um pedigree de alta eficiência leiteira.

Além do primeiro colocado no ranking geral, touros consagrados se mantiveram muito bem avaliados, como: Dragão TE, Fomento TE GIROESTE, Help FIV MUTUM, Casper TE KUBERA, Pradesh dos POÇÕES, Raros FIV, Panambi FIV KUBERA, Sônico FIV da PALMA e Gabinete SILVÂNIA.

Seis novos touros provados foram destaque no grupo de 2019, sendo eles: Jacto F. Mutum, Barão Do JRD, Gênio FIV APAG, Einstein da BDL, GPS FIV da GENIPAPO e Figo BAHADUR.

A publicação desse ano apresenta 444 touros avaliados, sendo 36 deles divulgados pela primeira vez. Além disso, foram apresentados os compostos das características morfológicas e de manejo para facilitar aos pecuaristas a escolha dos touros de acordo com cada sistema de produção.

Animal tem sêmen disponível na Alta Genetics.

Touro-gir-leiteiro-Ivã-FIV-de-Brasília-numero-1
Foto: Divulgação

Da bateria Alta importantes touros se posicionaram entre os primeiros para os compostos, confira:

  • Composto Corporal: 
    • Atlântico TE, Lácteo TE Cal, Vaidoso da SILVÂNIA, Campestre CAL e Gabinete da SILVÂNIA.
  • Composto de pernas e pés:
    • Golias TE SILVÂNIA, Faraoh TE KUBERA, Vazão CAL, Mustang FIV BADAJOS e Facho TE Kubera.
  • Composto de Úbere:
    • Espelho TE de BRASÍLIA, Kalika FIV VILA RICA, Modelo TE de BRASÍLIA.
  • Composto de Manejo:
    • Fidalgo KUBERA, Lácteo TE CAL, Dueto TE KUBERA, Atlântico TE e Kalika FIV VILA RICA.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.