PARTILHAR

Lablab é indicada para adubar pastos e alimentar gado leiteiro em produção orgânica, teor de proteína é de 18%.

O início do plantio das sementes de adubação verde de verão está próximo e os produtores já estão se organizando para conseguirem os melhores resultados da prática. Uma das leguminosas indicadas para o período é a lablab, que tem dupla aptidão, pois pode ser utilizada como adubo verde e também forrageira para alimentação animal via pastejo ou cocho.

De acordo com o diretor comercial da Piraí Sementes, José Aparecido Donizeti, como adubo verde, a lablab é indicada para rotação com milho, sorgo e consórcio com plantas perenes, principalmente citros. “Além disso, é um excelente banco de proteínas para animais, mas o consumo excessivo provoca timpanismo no gado”, explica.

A planta tem boa adaptabilidade pois apresenta tolerância alta à seca e é um excelente fixador de nitrogênio no solo, o que aumenta a fertilidade e a produtividade das culturas consorciadas ou plantadas em rotação.

Teor de proteína na matéria seca: 15% a 18%.

O diretor também destaca que a adubação verde diminui a utilização de adubos e defensivos químicos, promovendo uma agricultura de baixo impacto ambiental e à saúde. “A prática pode também ser utilizada por produtores orgânicos certificados.”

LABLAB-leguminosa-gado-de-leite
Foto: Piraí Sementes

Leite orgânico

A demanda por produtos orgânicos tem crescido anualmente. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando produtos de origem conhecida e vindos de sistemas que produzam de forma mais sustentável. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, esse mercado tem aumentado 25% ao ano desde 2009.

No Brasil, a demanda pelo leite orgânico é maior do que a oferta porque seu manejo ainda é mais trabalhoso que o convencional. Para ser orgânico, o leite deve ser produzido respeitando exigências tais como: manejo da pastagem sem a utilização de nenhum tipo de adubo ou defensivo químico; a alimentação dos animais deve ser feita em sua maioria por alimentos orgânicos, com a possibilidade de pequena complementação com alimentos não modificados geneticamente; o tratamento dos animais deve ser feito com o uso de homeopatia e fitoterápicos, salvo exceções onde tratamentos alopáticos são necessários para evitar sofrimento do animal; não são permitidos sistemas de confinamento, entre outras.

A Piraí Sementes é uma das principais fornecedoras de sementes de lablab e oferece ainda orientação técnica para o plantio e manejo.

Dúvidas e orçamento de sementes?

Informe abaixo seus dados e sua dúvida que prontamente iremos responder.


Importante informar a sua cidade também.

Piraí Sementes

Referência em sementes para adubação verde, está há 40 anos no mercado. Instalada em Piracicaba/SP, a qualidade de seus produtos é garantida pela seleção criteriosa dos campos de produção, pela tecnologia de beneficiamento e análise das sementes e, principalmente, pela equipe técnica responsável por todo o processo, pirai.com.br.

Por quê o leite é branco?

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.