Gafanhotos atacam lavoura de soja no Rio Grande do Sul

Produtores temem destruição das plantações caso não haja controle imediato pelas autoridades; governo investiga a espécie dos insetos

Agricultores relatam terem avistado focos de gafanhotos atacando lavouras de soja em Santo Augusto e São Valério do Sul. Os registros foram feitos nas localidades de Pinhalzinho e São Bento, em São Valério do Sul, e Santo Antônio e São Valentim, no interior de Santo Augusto. A Inspetoria Veterinária de Santo Augusto informou que foi notificada e acionou o Departamento de Produção Vegetal do governo do estado.

A reportagem da Rádio Querência esteve no local e falou com dois técnicos da secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. Também falou a nossa reportagem o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Augusto, base territorial em São Valério do Sul Sr. Clóvis Sequinatto, o qual afirmou que medidas urgentes precisam ser tomadas para evitar uma migração e aumento das pragas nas lavouras.

Já de acordo com os técnicos, a partir do diagnóstico, os dados serão enviados para conhecimento da Secretaria Estadual da Agricultura a fim de avaliar as medidas a serem adotadas.

Os gafanhotos têm se alimentado de mata nativa, plantas daninhas e erva-mate e em Santo Augusto e São Valério do Sul algumas lavouras de soja já estão sofrendo com a invasão dos insetos.

Adaptado de Querência Online.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM