Gafanhotos atacam lavoura de soja no Rio Grande do Sul

Gafanhotos atacam lavoura de soja no Rio Grande do Sul

PARTILHAR
gafanhotos atacam lavoura de soja no noroeste do Rio Grande do Sul
Foto: Querência Online

Produtores temem destruição das plantações caso não haja controle imediato pelas autoridades; governo investiga a espécie dos insetos

Agricultores relatam terem avistado focos de gafanhotos atacando lavouras de soja em Santo Augusto e São Valério do Sul. Os registros foram feitos nas localidades de Pinhalzinho e São Bento, em São Valério do Sul, e Santo Antônio e São Valentim, no interior de Santo Augusto. A Inspetoria Veterinária de Santo Augusto informou que foi notificada e acionou o Departamento de Produção Vegetal do governo do estado.

A reportagem da Rádio Querência esteve no local e falou com dois técnicos da secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. Também falou a nossa reportagem o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Augusto, base territorial em São Valério do Sul Sr. Clóvis Sequinatto, o qual afirmou que medidas urgentes precisam ser tomadas para evitar uma migração e aumento das pragas nas lavouras.

Já de acordo com os técnicos, a partir do diagnóstico, os dados serão enviados para conhecimento da Secretaria Estadual da Agricultura a fim de avaliar as medidas a serem adotadas.

Os gafanhotos têm se alimentado de mata nativa, plantas daninhas e erva-mate e em Santo Augusto e São Valério do Sul algumas lavouras de soja já estão sofrendo com a invasão dos insetos.

Adaptado de Querência Online.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com