Gaúchos criam Núcleo de Criadores de Girolando

Gaúchos criam Núcleo de Criadores de Girolando

PARTILHAR
nucleo gaucho de girolando
Foto: Divulgação

Expointer 2018: Rio Grande do Sul passa a contar com o Núcleo de Criadores de Girolando, confira a novidade abaixo.

A raça Girolando, que é uma das mais usadas para produção de leite em várias regiões do Brasil, também vem crescendo no Sul do país e agora terá uma entidade de fomento no estado do Rio Grande do Sul. Durante a Expointer 2018, em Esteio/RS, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, e o presidente do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando, Jairo André Gorczevski, assinaram convênio que garantirá recursos financeiros à entidade gaúcha para custear trabalhos de fomento da raça no estado. Com isso, o Programa de Fomento da Raça Girolando passa a ter 10 núcleos integrantes e com atuação em vários estados brasileiros.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, o trabalho de fomento será fundamental para tornar a raça mais conhecida na região. “O Girolando é uma raça jovem e genuinamente brasileira, tem pouco mais de 20 anos de oficialização pelo Ministério da Agricultura, mas vem contribuindo de forma significativa para a produção de leite no país. São animais que conseguem manter uma boa produção de leite mesmo em locais de clima quente e de pastagem nativa, como é o caso de muitas regiões do Rio Grande do Sul”, explica. A solenidade contou também com a presença da diretora Aurora Real, que é responsável pela interlocução com os núcleos participantes do programa.

A solenidade de assinatura do convênio ocorreu no último domingo e fez parte da programação da 6ª Mostra Oficial da Raça Girolando na Expointer 2018. Este ano, a raça estreou as competições de bovinos na pista da Expointer. O julgamento dos animais ocorreu no dia 25 de agosto, sob o comando do jurado Marcello Cembranelli. A primeira Grande Campeã da maior exposição da América Latina foi a fêmea Farra FIV das Nogueiras, de propriedade do expositor José Adalmir Ribeiro do Amaral, da Fazenda das Nogueiras, em Caxias do Sul (RS).

nucleo gaucho de girolando
Foto: Divulgação

Além de ser o responsável pela escolha dos campeões, Cembranelli visitou oito fazendas do estado para registrar 300 animais. A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é delegada do Ministério da Agricultura para realizar o registro genealógico da raça no país e conta em seu banco de dados com mais de 1,6 milhão de registros. Os visitantes da Expointer têm até o dia 2 de setembro para conhecer os animais Girolando expostos no evento e saber mais sobre a raça.

Vacas Girolando batem dois recordes na Megaleite 2018

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.