Gigante tecnológica aposta em drones agrícolas

Gigante tecnológica aposta em drones agrícolas

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Japoneses, em parceria com a DJI, está investindo em drones agrícolas; uso das naves é uma alternativa para a redução de trabalhadores rurais no país.

Nos últimos tempos, o Japão começou a investir mais no uso de drones para realizar as atividades agrícolas do país. Com a cooperação entre a DJI e o governo japonês, o número de naves está aumentando gradualmente e, segundo a empresa de drones, aumentou eficiência e precisão das atividades.

Os drones também diminuiram o tempo gasto com pulverização de pesticidas e monitoramento das colheita, além de se tornarem uma boa alternativa para aumentar a produção com menos pessoas trabalhando. De acordo com as informações do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão (MAPF), o país asiático está perdendo trabalhadores rurais ano-a-ano e a média de idade dessas pessoas só aumenta.

Foto: Divulgação

“No início dos anos 2000, eram 3.891 fazendeiros registrados no país com uma média de idade de 61 anos. Em 2018, esse número caiu para 1.753 e a idade média aumentou para 66 anos.” – Trecho do press release da DJI.

Foto: Divulgação

Como já foi mencionado, a DJI participou ativamente no desenvolvimento de uma nova legislação para drones no Japão. Até recentemente, as leis vigentes impediam o uso de naves com tecnologias “novas e aprimoradas”. No entanto, em meados de 2019, o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas aboliu a “Diretriz de Orientação Técnica para Solicitações de Aeronaves Não Tripuladas para Aplicação Aérea”. Segundo Kazuyuki Mizunuma, CEO da Japan Agri-Service, os drones agrícolas da DJi estão sendo bem-vindos, já que “há pequenas e médias terras agrícolas em grandes quantidades” no território japonês.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.