GTA: Chega ao fim os 7 dias de espera após vacinação

GTA: Chega ao fim os 7 dias de espera após vacinação

PARTILHAR
Foto Divulgação. Fonte: IEPEC.

Com a nova instrução, produtor rural poderá fazer a emissão da Guia de Transporte Animal imediatamente após vacinar e declarar a vacinação de seu gado

Já está em vigor a Instrução Normativa nº 48/20 do Ministério da Agricultura, que permite ao produtor rural a emissão da GTA (Guia de Transporte Animal) imediatamente após vacinar e declarar a vacinação de seu gado. A partir de agora, ele poderá comercializar seus animais sem observar o prazo exigido anteriormente pela legislação, que era de 7 dias.

“É uma correção, já que esse tempo de espera parava os negócios sem uma justificativa técnica para tal. A mudança foi uma reivindicação da Comissão de Pecuária de corte da FAEMG/CNA, atendida pelo Ministério da Agricultura – e, em Minas, pelo IMA”, explica o presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Corte da FAEMG e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Ponte, Weber Andrade.

Segunda Etapa da Vacinação contra a febre aftosa

A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começa no próximo dia 3 de novembro para imunização de bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade, para a maioria dos estados brasileiros, conforme o Calendário Nacional de Vacinação 2020. Ao todo, espera-se imunizar cerca de 70 milhões de animais, até o final de novembro.

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.