Aeronave “caiu ao pousar” na volta de viagem à região norte do país; condição de saúde de Ebrahim Raisi é desconhecida. Buscas por helicóptero do presidente do Irã envolvem 20 equipes e drones
Um helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e seu ministro das Relações Exteriores caiu neste domingo enquanto atravessava uma área montanhosa sob forte neblina ao retornar de uma visita à fronteira do Azerbaijão, disse uma autoridade iraniana à Reuters. Buscas por helicóptero do presidente do Irã envolvem 20 equipes e drones.
A autoridade disse que as vidas de Raisi e do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, estavam “em risco após a queda do helicóptero”.
“Ainda temos esperança, mas as informações vindas do local da queda são muito preocupantes”, disse a autoridade em condição de anonimato.
O mau tempo estava dificultando os esforços de resgate, relatou a agência de notícias estatal Irna.
A TV estatal interrompeu toda a sua programação regular para exibir orações sendo realizadas por Raisi em todo o país e, em um canto da tela, a cobertura ao vivo das buscas das equipes de resgate a pé na área montanhosa em meio a um forte nevoeiro.
Raisi, de 63 anos, foi eleito presidente na segunda tentativa em 2021 e, desde que assumiu o cargo, ordenou um endurecimento das leis morais, supervisionou uma repressão sangrenta aos protestos antigovernamentais e pressionou nas negociações nucleares com potências mundiais.
No sistema político do Irã, dividido entre o establishment clerical e o governo, é o líder supremo e não o presidente quem tem a palavra final sobre todas as principais políticas.
Mas muitos veem Raisi como um forte candidato a suceder seu mentor, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, que tem endossado fortemente as principais políticas de Raisi.
O ministro do Interior do Irã, Ahmed Vahidi, disse à emissora estatal apenas que um dos helicópteros de um grupo de três teve que realizar um pouso difícil e que as autoridades aguardavam mais detalhes.

Raisi estava na fronteira com o Azerbaijão para inaugurar a represa Qiz-Qalaisi, um projeto conjunto.
Buscas continuam pelo helicóptero
Vinte equipes de resgate e drones foram enviados para a área onde um helicóptero que transportava o presidente iraniano. 
“Vinte equipes de resgate e drones foram enviados para a área, mas devido à impassibilidade da área, suas condições montanhosas e florestais, bem como condições climáticas desfavoráveis, especialmente neblina pesada, a operação de busca e resgate levará tempo”, disse a IRNA.
O ministro do Interior do Irã, Ahmad Vahidi, disse que um dos helicópteros em um comboio foi forçado a fazer um pouso difícil devido às condições de nevoeiro.
“Agora diferentes grupos de resgate estão se movendo em direção à área, mas dado que há neblina e o clima inadequado e as condições, pode levar algum tempo até que eles cheguem onde o helicóptero está”, disse Vahidi durante um discurso televisionado postado no Telegram pela IRNA.
Ele acrescentou que houve algum contato com os passageiros no helicóptero, mas não teve mais detalhes.
Compre Rural com informações da Reuters e CNN
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Saltos milionários: as competições equestres que batem recordes nos prémios
Com recordes em Spruce Meadows e bônus milionários no Rolex Grand Slam, o salto de obstáculos se firma como o esporte equestre mais lucrativo do planeta. O cenário do salto de obstáculos internacional nunca foi tão competitivo e rentável. As principais competições da modalidade movimentam cifras milionárias, atraindo a elite dos cavaleiros e cavalos mais…
Continue Reading Saltos milionários: as competições equestres que batem recordes nos prémios
Sistema reduz mortalidade de bezerras e muda o padrão da pecuária leiteira mineira
Monitoramento individual de bezerras e dados em tempo real elevam a eficiência, antecipam diagnósticos e impulsionam produtividade na pecuária leiteira. A fase de cria é um dos pilares da pecuária leiteira. É nesse período, que vai do nascimento aos primeiros meses de vida, que se define grande parte do potencial produtivo de uma futura vaca…
Continue Reading Sistema reduz mortalidade de bezerras e muda o padrão da pecuária leiteira mineira
Fiscalização encontra 27 carcaças e mais de 8 mil animais à beira da morte em MS
Fiscalização encontrou mais de 8 mil animais extremamente desnutridos, pastagens destruídas e 27 carcaças espalhadas pela propriedade, levando o MP a instaurar investigação e aplicar multa milionária.
Continue Reading Fiscalização encontra 27 carcaças e mais de 8 mil animais à beira da morte em MS
Conheça a história brutal por trás do Bulldog, o cão criado para enfrentar touros
Do bull-baiting medieval ao símbolo de coragem britânica, conheça a verdadeira história por trás da raça do Bulldog que nasceu para confrontar touros.
Continue Reading Conheça a história brutal por trás do Bulldog, o cão criado para enfrentar touros
O que fazer quando a safra é mal sucedida?
Que a quebra de safra não afete seu negócio! Descubra os prejuízos de 2025, os dados de perdas (soja/milho) e as melhores dicas de gestão de risco e seguro agrícola.
Um dos principais “bancos genéticos” do cavalo Quarto de Milha de Vaquejada abre suas portas
Leilão Cafula Experience – 10 anos, que ocorrerá no próximo dia 29, celebra a história centenária da família Sobral e apresenta joias da nova geração das pistas de vaquejada, ofertando um dos maiores bancos genéticos do Quarto de Milha





