Indicador semanal do Cepea para cana, trigo e etanol

Os preços do etanol se estabilizam e do açucar cristal branco se sustenta em SP, já o trigo apresenta alta externa e limita queda de preço no BR.

Os valores do açúcar cristal branco vêm se sustentando no mercado spot do estado de São Paulo. Segundo pesquisadores do Cepea, o suporte aos valores de negociação veio de chuvas verificadas em importantes regiões canavieiras do estado nos últimos dias, que diminuíram o ritmo da moagem. Além disso, a exportação do açúcar continua remunerando mais que o mercado doméstico, elevando a quantidade do produto direcionado às exportações. 

Trigo

Os preços do trigo seguem em queda no Brasil, influenciados por expectativas indicando produção recorde no País e pelo início da entrada da safra 2022/23, sobretudo no Paraná e em São Paulo. Triticultores do Rio Grande do Sul também aguardam por safra volumosa, diante do clima favorável às lavouras.

No entanto, a queda interna foi limitada pelo avanço nas cotações externas do trigo. Neste caso, estimativas indicando transações internacionais recordes e déficit hídrico em parte das lavouras de trigo da Argentina e do Sul das Planícies dos Estados Unidos impulsionaram os valores externos do cereal. O acirramento do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que pode dificultar o escoamento de grãos por meio do Mar Negro, também reforçou o movimento de alta.

Etanol

Os preços dos etanóis hidratado e anidro no segmento produtor estiveram relativamente estáveis no mercado spot do estado de São Paulo ao longo da semana passada. De 19 a 23 de setembro, o Indicador CEPEA/ESALQ semanal do hidratado fechou a R$ 2,4022/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins – alíquota zerada), pequeno aumento de 0,85% frente ao período anterior.

Para o anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ fechou a R$ 2,8415/litro, valor líquido de impostos (PIS/Cofins – alíquota zerada), ligeira elevação de 0,13%. Segundo pesquisadores do Cepea, o suporte aos pequenos aumentos veio da demanda de algumas distribuidoras. Do lado do vendedor, chuvas e consequentes paralisações da produção em partes do estado paulista também influenciaram os valores.

Fonte: Cepea

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM