Inundações causam perdas enormes, veja!

Inundações causam perdas enormes, veja!

PARTILHAR
gado-nadando-enchente-australia
Foto: Ross Myhill

A chuva que chegou na Austrália, noticiada pelo Compre Rural a alguns dias, causam grandes prejuízos aos produtores locais, veja o balanço!

À medida que a extensão das perdas das terríveis inundações no norte de Queensland continua a se desdobrar, a enormidade do impacto sobre a indústria de carne bovina da Austrália está começando a se tornar evidente.

Os produtores ainda estão em estado de choque e lutando para salvar os animais, então as decisões sobre quais serão suas opções e quais os possíveis cenários estão longe de estarem totalmente formadas.

Agora é evidente que a devastação é muito mais abrangente do que o que foi documentado até agora. Animais bem fora das imagens de satélite das inundações ainda estão morrendo devido à exposição e à incapacidade de acessar alimentos e água.

Em torno de Winton, por exemplo, os produtores relatam que 80% de seu rebanho já morreu e a tragédia ainda não acabou.

Considerando que as áreas inundadas são em grande parte de pecuária, a perda de pelo menos várias centenas de milhares de bezerros do mercado fará com que os efeitos da escassez de oferta de gado da Austrália durem muito mais tempo, disseram analistas e líderes do setor.

O analista de mercado Simon Quilty disse que as perdas ocorreram em todas as raças, masculinas e femininas, e cobriram uma ampla gama de genética.

“A perda por inundação é não discriminatória e, como resultado, a capacidade de reconstrução dos produtores do norte será muito difícil”, disse ele.

inundação austrália
Foto Divulgação.

Enquanto os produtores do sul afetados pela seca estão tentando desesperadamente manter animais reprodutores de qualidade para garantir que tenham alguma chance de se recuperar quando a seca terminar, as vítimas da inundação tiveram que eliminar essa opção, disse ele.

Analistas disseram que provavelmente serão meses antes que qualquer número exato do número de cabeças perdidas seja determinado.

Mesmo produtores experientes da região estão hesitantes em divulgar um número, dado o desabastecimento pesado que aconteceu pouco antes das inundações quando muitos atingiram o ponto de crise da seca, combinado com o fato de muitos bezerros terem acabado de nascer.

Even experienced producers from the region are hesitant to put a figure on it, given the heavy destocking that happened just prior to the event as many reached drought crisis point, combined with the fact many calves had just hit the ground.

Teoricamente, os produtores terão ração e, aqueles que podem arcar com isso, estarão procurando reabastecer dentro de dois meses, e a probabilidade é de que a ração será destinada aos animais jovens para facilitar o fluxo de caixa mais rápido.

Isso, naturalmente, pressionará para cima os preços do gado.

Quilty disse que os produtores que não tiverem condições de reabastecer poderiam alugar propriedades, já que a ração se torna disponível e a demanda de áreas atingidas pela seca deve ser forte.

O diretor do Cattle Council of Australia, David Hill, aponta que há dúvidas sobre se o gado estará disponível para compra, mesmo a um preço alto.

Certamente, uma virada para melhor na estação do sul veria os números se tornarem excepcionalmente escassos e os preços alcançarem o teto.

O outro grande desconhecido é a infraestrutura. “A questão é que mesmo que todos os empreiteiros da Austrália forem contratados,  haverá anos de trabalho”, disse Hill.”Não vejo como alguns se recuperarão disso.”

“Haverá pessoas sem capacidade de ganhar dinheiro, sem renda, por anos e anos, no mínimo. Quando algo assim aconteceu em outro país, damos ajuda externa. Esse desastre é dessa magnitude.”

“Também está rapidamente se tornando uma crise humanitária porque há pessoas que não poderiam ficar mais desesperadas. No momento, as pessoas ainda estão em choque. Eles não têm idéia de quais decisões eles vão enfrentar ou que tipo de ajuda eles deveriam pedir. ”

Os processadores dizem que estão se preparando para que os efeitos do desastre sejam sentidos  “A curto prazo, devemos cuidar dos pecuasistas afetados”, disse o diretor executivo do Australian Meat Industry Council, Patrick Hutchinson.

“No entanto, os governos – tanto estaduais quanto federais – devem agora analisar os efeitos de médio e longo prazo da perda dessas vacas e bezerros no resto da cadeia de fornecimento”, disse ele. “Potencialmente, da porteira ao prato, milhares de trabalhos serão afetados.”

Provavelmente não é tanto a escassez como resultado desses bovinos específicos sendo perdidos para o processamento, mas um grande fator que contribui para a capacidade contínua dos produtores de reproduzir e terminar o gado durante várias temporadas, disseram outros no setor de processamento.

Fonte: FarmOnline, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com