Javaporco causa morte de criadores, veja o caso!

Javaporco causa morte de criadores, veja o caso!

PARTILHAR

Ataque de javaporco mata trabalhador rural; Vítima foi advertida sobre violência do animal, mas insistiu em entrar no chiqueiro. Entenda o caso!

Um trabalhador rural morreu após ser atacado por um javaporco dentro do chiqueiro da fazenda onde trabalhava em Santa Margarida, na Zona da Mata, na tarde desse domingo (24).

A Polícia Militar (PM) foi acionada por uma das moradoras da propriedade, que fica na zona rural da cidade. Ela contou que Roberto Carlos Coutinho, de 41 anos, estava embriagado e decidiu entrar no chiqueiro.

A mulher advertiu o trabalhador rural que o animal era bravo e que só respeitava o proprietário a fazenda, que era o responsável por tratar do bicho. Coutinho, porém, entrou no local mesmo assim e acabou sendo mordido várias vezes pelo animal.

Mesmo ferido, ele conseguiu gritar e se sentar dentro do chiqueiro, até que um outro funcionário que apareceu. Com a ajuda do colega, ele foi socorrido e retirado do local. Os vizinhos da fazenda foram acionados pela moradora, que estava desesperada, mas a vítima não resistiu e morreu antes da chegada de ajuda.

A Polícia Militar registrou um boletim de ocorrência, que foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. O delegado Felipe de Ornelas está investigando o caso e já realizou as diligências preliminares. 

A princípio o caso é tratado como acidente, uma vez que o animal estava preso e que a vítima foi advertida de que o bicho seria agressivo.

Javali mata homem que o tentava caçar

Um homem morreu perto de Greifswald, na Alemanha, depois de ter sido atacado por um javali que estava a tentar caçar. 

Segundo relatam testemunhas, citadas pelo The Guardian, o caçador, de 50 anos, foi morto depois de ter disparado um tiro e se ter dirigido para uma zona com alguma vegetação, onde apareceu o animal, inesperadamente. 

As autoridades locais referiram que o homem sofreu ferimentos graves na perna esquerda e que isso terá levado a uma queda junto a um lago nas proximidades. Posteriormente, o homem foi levado para o hospital, onde acabou por morrer. 

A polícia informou, ainda, que não sabe o paradeiro do javali, nem se este terá ficado ferido depois do alegado disparo. 

Na Alemanha, cerca de 500 mil javalis são mortos por caçadores por ano.

Javaporco

Os javaporcos – espécie surgida após o cruzamento de javalis com porcos – se espalharam pelo Brasil a partir do início dos anos 90 e atualmente estão em ao menos 300 municípios de Minas Gerais, com status de praga invasora, comparados a ratos e baratas.

Desde 2013, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autoriza a caça controlada de javalis, também chamada de manejo, e a partir do próximo mês inicia o desenvolvimento de um plano de ação nacional para a questão.

Compre Rural com informações do Jornal O Tempo e TVi24

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com