JBS terá maior incubatório de pintos do Brasil

O “berçário” de aves, responsável por 12% dos pintos produzidos pela Seara, recebeu um investimento de R$ 135 milhões para recuperação e modernização, após um incêndio que ocorreu na unidade em 2023; confira

Em um anúncio feito nesta quinta-feira (11), a gigante alimentícia JBS revelou a retomada das operações de seu incubatório de frangos de corte localizado na cidade de Rolândia, no Paraná. O “berçário” de aves, responsável por 12% dos pintos produzidos pela Seara, recebeu um investimento de R$ 135 milhões para recuperação e modernização, após um incêndio que ocorreu na unidade em 2023.

Considerado o maior e mais tecnológico incubatório do país, o local possui uma capacidade de incubação de mais de 16 milhões de ovos férteis por mês, ocupando uma área de 16.314 m². O incubatório de Rolândia tem como principal missão atender os municípios do norte do Paraná, incluindo Campo Mourão, Santo Inácio e Jaguapitã, mas está preparado para servir outras unidades, se necessário.

A previsão é que o espaço entre em operação na segunda quinzena de fevereiro, sendo concluído em impressionantes 10 meses. Com a retomada das atividades, a unidade empregará 155 colaboradores.

Processo de incubação modernizado

O processo de incubação adotado é singular, colocando e retirando os ovos das máquinas simultaneamente a cada ciclo. Esse método possibilita a limpeza e desinfecção eficientes de todos os maquinários ao final de cada procedimento, elevando o padrão de qualidade do processo. Além disso, o incubatório possui um controle avançado de ambiência, favorecendo o desenvolvimento dos embriões.

Vamiré Luiz Sens Júnior, gerente-executivo de Sustentabilidade Agropecuária da Seara, destacou que a reconstrução teve como foco trazer uma operação modernizada. “Além das melhorias do processo, a incubação realizada mais próxima às granjas reduz o tempo de deslocamento de ovos e pintos, resultando em um serviço ainda melhor aos nossos parceiros integrados“, afirmou.

Sustentabilidade e eficiência hídrica

Uma das novidades é a instalação do processo de osmose reversa, que realiza a filtragem da água por meio de equipamentos próprios, retendo partículas e poluentes físicos e microbiológicos. Essa inovação permitirá à unidade economizar aproximadamente 200 mil litros de água por mês, utilizando água destilada nos processos de incubação.

Com a retomada do incubatório em Rolândia, a JBS reforça seu compromisso com a modernização, eficiência e sustentabilidade em suas operações, buscando continuar sendo uma referência no setor avícola brasileiro.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM