Lançado novo herbicida que vai substituir o Paraquat

Pesquisadores desenvolveram nova tecnologia herbicida para substituir o Paraquat – molécula proibida no Brasil; Estudo que tem foco na segurança e sustentabilidade, garantem que a dienodiamina, é uma nova molécula com efeito herbicida semelhante ao paraquat

O paraquat é um herbicida com uma ação rápida sobre as daninhas, foi proibido em vários países, incluindo o Brasil, devido à sua alta toxicidade para humanos e animais. Entretanto, somado a sua alta eficiência, amplo aspecto e baixo custo fez com que este ativo se tornasse amplamente utilizado no mundo todo desde o seu desenvolvimento na década de 1960.

Apesar disso, a molécula apresenta efeitos de toxicidade elevada aos humanos e alguns animais, levando à proibição  em diversos países, como no Brasil. Isso fez com que o desenvolvimento de novos defensivos, com a mesma eficácia e baixa toxicidade se tornasse necessário para contribuir com a segurança alimentar global.

Pesquisa desenvolve substituta do paraquat

No início de novembro deste ano, o site de publicações cientificas “Molecular Plant” publicou um novo artigo sobre a dienodiamina. Segundo os dados, a nova molécula criada pelos pesquisadores evidenciou um efeito herbicida semelhante ao paraquat, além de se mostrar segura. Assim esta pode vir a se tornar uma alternativa segura e eficaz.

Em testes, a dienodiamina demonstrou eficácia comparável ao paraquat, causando rápido murchamento em folhas de plantas daninhas. Análises de segurança indicaram que, ao contrário do paraquat, a dienodiamina não apresentou danos à saúde, ressaltando seu potencial como alternativa segura e eficaz.

Para comparar os efeitos da nova molécula com o paraquat, os pesquisadores pulverizaram os ativos sobre folhas de plantas daninhas. Com condições de ar e luz natural, rapidamente as folhas começaram a murchar, sendo que os efeitos herbicidas da dienodiamina foram muito próximos ao seu antecessor.

A pesquisa ainda mostrou que a dienodiamina apresenta estabilidade considerável, seja no estado sólido ou em solução aquosa. Ademais, as análises de segurança confirmaram que a nova molécula, diferente do paraquat, não induziu danos à saúde, evidenciando o potencial positivo dessa nova descoberta.

“A dienodiamina como forma “reduzida” de paraquat (PQ), sem função como agente de transferência de elétrons, provou ser atóxica por meio de experimentos abrangentes in vivo e in vitro em concentrações molares equivalentes à dose letal absoluta de PQ. Notavelmente, a dienodiamina pode sofrer conversão em PQ sob luz solar natural e condições de ar ambiente, exibindo atividades herbicidas comparáveis às da PQ”, apontou os pesquisadores.

“A conversão de dienodiamina em PQ é o mecanismo chave subjacente à sua potente atividade herbicida através da toxicidade do cloroplasto. Nosso estudo apresenta a dienodiamina como uma alternativa segura e superior ao PQ, possuindo potencial significativo para aplicação na agricultura sustentável em todo o mundo”, disse o resumo do estudo.

herbicida paraquat
Nova molécula para substituir o paraquat

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Descubra como assegurar a qualidade na produção de bioinsumos para agricultura

Os bioinsumos, também referidos como insumos biológicos, constituem uma categoria de produtos derivados de microrganismos, materiais vegetais, orgânicos ou naturais, esses insumos são empregados nas práticas agrícolas para incrementar a produtividade das lavouras, controlar pragas e doenças, enriquecer o solo com nutrientes e aprimorar sua fertilidade.

Continue Reading Descubra como assegurar a qualidade na produção de bioinsumos para agricultura

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM