
Novo sistema de licenciamento ambiental quer reduzir prazos e ampliar mecanismos de controle sobre processo de liberação de licenças no país, diz ministro
O ministério do Meio Ambiente lança na próxima segunda-feira um mecanismo que pretende unificar os processos de licenciamento ambiental feitos pelo Ibama. A ideia do Sistema de Gestão do Licenciamento Ambiental Federal, segundo Ricardo Salles, é desburocratizar procedimentos, permitindo mais celeridade e transparência às etapas.
A ideia é que o sistema online seja o primeiro passo para requerimentos de serviços como emissão, renovação e retificação de licença prévia, licença de instalação e licença de operação, e emissão de termos de referência para realização de estudos ambientais.
- Veja o touro que surpreendeu à todos!
- Touro Nelore valoriza e chega a quase R$ 2 milhões
- 60% dos pecuaristas em atividade vão desaparecer em 20 anos
- Cota de touro Nelore é vendida por mais de R$ 1 milhão
- Raçador Backup: Touro Nelore nos deixou há três anos
- TOP 10: Melhores Touros Nelore de 2018
Pelo projeto apresentado pelo Meio Ambiente, o novo sistema vai valer para todas as etapas do Licenciamento Ambiental Federal. E a cada atividade cumprida, a demanda seguinte é gerada automaticamente para o responsável indicado no fluxo, seja o empreendedor seja o atendente do Ibama, “eliminando-se toda a tramitação interna de documentos e informações”, segundo consta na minuta de apresentação da ferramenta.
Para evitar fraudes, o sistema tem regras que travam o avanço ou continuidade do processo caso a etapa a ser cumprida conste como não executada.
A cerimônia de apresentação do novo serviço será transmitida pela internet e terá, além da presença de Salles e integrantes do Meio Ambiente, a participação do novo secretário de Desburocratização do ministério da Economia, Caio Andrade.