Livro faz resgate da seleção genética do Nelore na essência

Livro faz resgate da seleção genética do Nelore na essência

PARTILHAR
Fausto Pereira Lima - livro
“O que é bom, tá na cara”, diz Fausto Pereira Lima / Foto: Márcia Benevenuto

Livro de Fausto Pereira Lima, escrito em parceria com a filha, Maria Lúcia, tem biografia, história e um guia técnico cheio de dicas e segredos sobre a clássica seleção de bovinos por avaliação visual

A publicação tem quase 400 páginas que estão divididas em uma rápida biografia dos autores e uma parte de história natural com abordagens em Biologia e Arqueologia, que sugerem a existência da Zootecnia, em moldes rudimentares, há 17 mil anos na França e ainda, desde o tempo dos faraós fazia-se seleção para manter o rebanho mocho além de um extenso conteúdo técnico sobre a utilização de avaliação visual na seleção de raças.

O título “Nelore e outros zebuínos – Avaliação visual, criação e manejo” traduz e sintetiza o conteúdo científico, que indica as correlações das estruturas físicas e dos sinais de desenvolvimento dos animais com as características que expressam virtudes zootécnicas e vantagens econômicas.

Cada informação pode ser considerada um elemento de uma equação intuitiva e precisa de classificação dos animais, que sempre foi fundamental para a escolha de matrizes e reprodutores, bem como para a apartação de exemplares destinados à reposição ou ao descarte, e que vem sendo negligenciada ou esquecida com o advento de ferramentas de sistemas informatizados de avaliação genética e genômica.

O livro, editado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão – Funep, teve o apoio das empresas Carpa e Protege. A leitura é muito interessante e de fácil entendimento para qualquer pessoa que goste de animais, de seleção genética ou de fazendas. E é praticamente obrigatória para o público da área, formado por profissionais de Ciências Agrárias, estudantes, criadores e técnicos envolvidos em atividades de bovinocultura comercial ou de seleção, desde a produção até o ponto final da cadeia. “Fui criado em uma época em que existiam poucos recursos para mensuração de desempenho. (…) Aprendi a ver as diferenças nos bovinos, a notar as marcas no corpo de cada um deles. (…) Desta forma, julgávamos se vacas e touros eram adequados para produção”, escreve o autor, no parágrafo de abertura da obra.

Capa do Livro / Foto: Divulgação

E sobre redigir a quatro mãos com a filha, o Dr. Fausto destaca: “Foi uma experiência entre dois profissionais que pensam no mesmo sentido, com foco na melhoria da produção. Minha filha me ajudou muito com as viagens de estudo que fez pela Europa e aos Estados Unidos”.

A obra “Nelore e outros zebuínos – Avaliação visual, criação e manejo” é parte do legado dos dois cientistas que dedicam a vida para contribuir com o melhoramento genético de raças bovinas e de rebanhos. E, também, a orientar e indicar os caminhos de evolução de uma das mais importantes atividades econômicas do País, em uma parceria renovada entre pai e filha. O objetivo dos autores era escrever um texto de fácil entendimento e que pudesse ser usado como um manual no curral, para verificação de partes que devem ser olhadas no animal, como os aprumos (p. 78), ou como verificar se a vaca amamentou a última cria (p.103), coisas difíceis de aprender na teoria e aplicar na prática. Então, o livro foi feito para ajudar a treinar as pessoas.

“Durante nossas vidas, meu pai e eu tivemos carreiras distintas, apesar do nosso entrosamento. Nós dois trabalhamos no Instituto de Zootecnia (IZ). Ele, de 1960 a 1976, e eu, de 1994 a 2019, épocas bem diferentes. Depois que eu voltei do meu pós-Doc nos Estados Unidos, nós dois fomos convidados, em 2014, para dar palestras diferentes em um mesmo evento. Nesta época, montamos juntos as nossas palestras e nunca mais paramos de produzir juntos, sempre focados em melhorar a produtividade do gado e o lucro, mantendo o bem-estar dos animais”, conclui Maria Lúcia.

O lançamento da obra será no dia 2 de março, com uma live nas plataformas do programa Fala Carlão e vinculadas. A partir das 19h de uma terça-feira, o Dr. Fausto Pereira Lima e Maria Lúcia Pereira Lima, ao lado de convidados especiais e com a mediação de Carlos Alberto da Silva, o Carlão da Publique, falarão para o público de internautas.

Caso queira adquirir o livro, você pode comprar online através do link clicado aqui.

Sobre os autores:


Dr. Fausto Pereira Lima, engenheiro-agrônomo pela ESALQ/USP há 66 anos, foi premiado recentemente pelo CREA por ser um dos profissionais mais antigos em plena atividade. É doutor em Agronomia pela mesma instituição de sua graduação. Trabalhou e dedicou muito anos da sua carreira atuando como jurado de animais em exposições. Vem trabalhando com melhoramento, criação e manejo. Publicou muitos artigos e capítulos de livros.

Maria Lúcia Pereira Lima, engenheira-agrônoma pela ESALQ/USP há 38 anos, doutora em Produção Animal e pós-Doc em Bem-Estar Animal e Manejo na Universidade do Colorado/EUA, onde estudou com a professora Temple Grandin. Foi pesquisadora do IZ e da APTA por 25 anos. Tem inúmeros trabalhos publicados e vários alunos seus foram orientados nas áreas de Criação, Manejo e Bem-Estar de bovinos.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.