Maior embarque de gado vivo do ano, são 20 mil animais!

Maior embarque de gado vivo do ano, são 20 mil animais!

PARTILHAR
Foto Divulgação.

Bovinos vivos foram enviados para a Jordânia em uma operação minuciosamente pensada para evitar riscos de contágio pelo coronavírus. Confira o maior embarque de gado vivo, veja o vídeo!

As operações no porto de Rio Grande seguem normalmente e, neste sábado, 28, aconteceu um importante embarque com uma carga de 20 mil bovinos vivos para Jordânia, a maior já feita no estado. O embarque está agendado para as 14 hrs e o navio que vai levar os animais já foi inspecionado e liberado.

Na última quinta aconteceu o segundo embarque de bovinos do ano, com quatro mil animais. Os profissionais estão tomando todos os cuidados necessários para evitar o contágio do coronavírus, tanto que já é permitida mais a descida de tripulantes das embarcações em solo brasileiro.

O diretor superintende do porto de Rio Grande estabeleceu por meio de Ordem de Serviço, protocolos e medidas para a prevenção e contenção da Covid-19. Ele torna obrigatório o uso de máscaras entre os colaboradores, determina cuidado reforçado com a higiene, como lavagem de mãos e uso de álcool gel.

A ordem determina ainda manter os ambientes de trabalho arejados, evitar o contato físico e as aglomerações de pessoas, além da proximidade física, mantendo a distância de pelo menos dois metros entre as pessoas.

O maior embarque de gado, 27 mil animais!

Mais de 27 mil bois que eram criados em fazendas no interior de São Paulo foram embarcados no Porto de Santos, no litoral do Estado, em um navio com destino a Turquia. A megaoperação durou quase cinco dias e marcou a retomada de movimentação de “carga viva” no complexo portuário santista após quase duas décadas.

Os animais eram procedentes de fazendas localizadas em Altinópolis e em Sabino, distantes 500 quilômetros do litoral, aproximadamente. O Nada, conforme informações oficiais, é considerado o maior navio em operação no mundo voltado para o transporte de animais vivos.

Construído em 1993 para carregar contêineres e cargas de projeto, foi adaptado na última década. A embarcação tem 201 metros de comprimento e 32 metros de largura (boca).

Assim que chegam ao terminal portuário, os caminhões se posicionam de modo que os animais entrem em um corredor e depois passem por uma plataforma até embarcar no navio Nada, capaz de receber até 30 mil bois. A embarcação, de 12 decks (andares), possui veterinários e vaqueiros entre os 80 tripulantes.

Confira os vídeos após as imagens do maior embarque de gado vivo:

Vídeo mostra embarque dos animais para exportação:

Exportação

No Brasil, a exportação de bovinos é regulamentada por uma série de atos normativos, que abordam os procedimentos básicos para a preparação de animais vivos para o procedimento, que inclui a seleção nos estabelecimentos de origem,a aprovação no pré-embarque e o manejo nas instalações, no embarque e durante todo o trajeto por via marítima, terrestre e aérea.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com