Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Maior pecuarista da América Latina, Júnior Friboi, confina 200.000 bovinos

Júnior Friboi, possui um dos maiores sistemas de engorda intensiva da América Latina, em duas unidades, uma no município de Nazário e a outra em Aruanã, no vale do rio Araguaia. A estimativa é engordar cerca de 160 mil bovinos nesta safra.

O confinamento JBJ pertence ao empresário José Batista Júnior, conhecido como Júnior Friboi, que em 2012 deixou a J&F Investimentos, a controladora da JBS, e seguiu com seus próprios negócios. Montou o Grupo JBJ, um dos maiores sistemas de engorda intensiva em duas unidades, uma no município de Nazário, a 70 km de Goiânia, e a outra em Aruanã, a 300 km, no vale do rio Araguaia. A estimativa é engordar cerca de 160 mil bovinos nesta safra.

São os vários anos de muito trabalho e dedicação de seu fundador, à frente de grandes corporações, que resultaram em uma empresa com total compromisso com a qualidade e preocupação com o produto que o consumidor final recebe em sua mesa. Júnior Friboi, irmão mais velho de Joesley e Wesley Batista da Friboi, é o dono da JBJ Agropecuária, uma empresa que possuí um verdadeiro império agropecuário pelo país.

O que diferencia o projeto da JBJ é a engorda sob demanda, um tipo de negócio comum em grandes países confinadores como Estados Unidos e Austrália, mas raramente visto no Brasil. Segundo as informações da empresa, ao todo são cerca de 10 propriedades, espalhadas em quatro estados brasileiros. Tudo tem início nas fazendas de cria, onde acontece um trabalho de seleção e produção dos bezerros Nelore e Angus de extrema qualidade.

Os confinamentos seguem os mais rígidos processos de qualidade produzindo produtos de altíssimo padrão. Cada unidade conta com uma produção exclusiva, sendo uma para Angus e outra para Nelore Grill e Convencional. Com capacidade estática de 128 mil cabeças e a terminação anual de até 200 mil. Em suas dietas, adota aditivo com foco na redução de 25% das emissões de metano.

A Fazenda Colorado, possui uma área útil com cerca de 3.470 hectares. A especialidade é a criação de Nelore Grill, Angus e Commodities. O sistema de confinamento – 85.000 bovinos – é o maior da América Latina, passando à frente do Confinamento Grande Lago – 75.000 bovinos – localizado, também, no estado de Goiás.

Já na segundo unidade de confinamento, em Nazário, a produção é exclusivamente de animais angus e seus cruzamentos, destinados a uma das marcas de carne da JBS, a Swift Black. Os animais são meio-sangue e abatidos como super precoces, entre os 14 e 15 meses de idade, praticamente eliminando a fase de recria. A propriedade conta com 134 currais e capacidade estática para 43.000 cabeças 1/2 sangue Angus, toda essa estrutura moderna de confinamento fica na Fazenda Floresta, de 3.931 hectares.

JBJ

Aos olhos exigentes do mercado, a carne desse animal é considerada “tipo exportação” e de alto valor agregado. Mas carne premium também está no mercado interno e aumentando a sua oferta. A Swift Black, lançada no mercado por volta de 2013, e que era vendida apenas em butiques e restaurantes sofisticados, hoje é encontrada em supermercados e até em serviços de delivery.

JBJ
JBJ

O JBJ possui outras 8 fazendas – totalizando cerca de 10 propriedades – onde são realizados os processos de cria e recria. As unidades de recria são destaque no uso de tecnologia. Com adubação orgânica de suas pastagens e suplementação proteico energética, a produtividade chega a 25 arrobas por hectare.

A dieta para a engorda dos animais é composta por: milho moído, farelo de soja, torta de algodão e silagem de milho (produzida dentro da própria fazenda). Os bovinos destinados à produção da carne Swift Black não recebem torta de algodão na dieta, para não comprometer os requisitos que a linha deve atender.

São nessas unidades abaixo, que somadas possuem um total de 36.000 matrizes que começa o processo de seleção dos bezerros Nelore e Angus de extrema qualidade. O trabalho é realizado com estação de monta definida e 100% das matrizes em inseminação artificial em tempo fixo (IATF).

E como o próprio site da empresa diz, “e não paramos por aí. Continuamos cada dia a transformar o mercado do agrobusiness brasileiro com melhoramento genético e sistema de gestão focado no melhor aproveitamento dos processos“.

“Estampamos no peito a tradição de anos de história! desde 2013, somos referência na produção e exportação de alimentos de alto padrão de qualidade. Tudo conquistado com trabalho árduo, perseverança e muito conhecimento adquirido para construir: 10 fazendas | 80 mil hectares | 200 mil cabeças de giro anual | 90 mil sacas de soja”, ressalta o site da empresa.

JBJ Ranch

O maior leilão da história da raça Quarto de Milha aconteceu em junho. O 2ª Leilão JBJ Ranch e Amigos aconteceu diretamente da sede do JBJ Ranch na Fazenda Floresta em Nazário, em Goiás, quebrou recorde de faturamento com R$ 17.528.000,00. A média de venda por lote foi de R$ 330.716,97. 

Além disso, foram colocadas à venda as melhores linhagens da raça, com 19 animais importados dos Estados Unidos e cinco opções de embriões, sendo que duas dessas opções foram de éguas que se mantém nos EUA.

“O tempo nos fez bem. Nos fez perceber que a paixão pela raça Quarto de Milha é a alavanca para dar novos contornos à raça. Incansáveis na busca da perfeição. Juntos, construímos o futuro dessa raça extraordinária. O leilão JBJ Ranch e Amigos é feito no apuro dos detalhes. Planejamos este momento com muito profissionalismo e carinho. Reunimos a melhor genética do mundo em um evento planejado para ficar na memória de cada convidado”, divulgou Fabrício Batista, proprietário da JBJ Ranch.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM